Motivos apresentados pelos/pelas estudantes dos anos finais do ensino fundamental que não participam da vivência das práticas corporais nas aulas de Educação Física
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Ferreira, Lilian Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A prática das vivências corporais nas aulas de Educação Física tem por finalidade introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, visando contribuir com uma formação que lhe possibilite usufruir, compartilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais nos âmbitos do lazer e da saúde. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os motivos apresentados pelos/pelas estudantes dos anos finais do ensino fundamental que não participavam da vivência das práticas corporais (jogos, esportes, lutas, danças, ginásticas, práticas corporais de aventura, dentre outras) nas aulas de Educação Física. A abordagem metodológica foi qualitativa, caracterizada pelo estudo descritivo-interpretativo, com a realização de entrevistas individuais. Participaram do estudo 178 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de 10 escolas públicas da rede estadual. As principais causas de não participação dos alunos nas aulas de Educação Física foram questões de gênero; falta de interesse por conta da esportivização dos conteúdos; processos de mudança nos anos finais do ensino fundamental que marcam o 9º ano com o maior número de alunos que ficam fora da
vivência das práticas corporais nas aulas. Outros motivos ainda se mostraram bastante presentes, como: físicos, vergonha e atividades propostas em aula. Uma outra categoria foi formada destacando fatos relacionados a frequência de não participação dos alunos e os motivos que os fariam retornar juntamente com algumas alternativas. A minimização desses afastamentos dos estudantes poderia ser conquistada com diversas melhorias, tais como:
compromisso com a inclusão das meninas nas aulas; ampliação dos conteúdos para além dos esportivos; entendimento mais aprofundado sobre os processos de mudanças socioculturais pelos quais passam os adolescentes ao ingressarem nos anos finais do ensino fundamental; melhor planejamento das aulas e infraestrutura adequada das escolas para que os estudantes tenham segurança para vivenciar as práticas sem se sentirem expostos. Por isso se faz necessário que os professores de Educação Física escolar reflitam sobre suas práticas, buscando torná-las mais envolventes para os alunos, a fim de estimular o engajamento nas aulas e promover um ambiente fundamentado na cooperação, no respeito e na colaboração.
Resumo (inglês)
The practice of body experiences in Physical Education classes aims to introduce and integrate students into the body movement culture, seeking to contribute to their overall development so that they may enjoy, share, produce, reproduce, and transform cultural forms related to leisure and health. Thus, this research aimed to identify and analyze the reasons presented by students in the final years of elementary school who did not participate in the bodily practices (games, sports, martial arts, dances, gymnastics, adventure physical activities, among others) during Physical Education classes. The methodological approach was qualitative, characterized as a descriptive-interpretive study, conducted through individual
interviews. A total of 178 students from the final years of elementary school, enrolled in 10 public state schools, participated in the study. The main reasons for students non-participation in Physical Education classes were related to gender issues, lack of interest in the subject due to the sport-centered focus of the contents, and the transitional processes typical of the final years of elementary school especially the 9th grade, which showed the highest number of students not engaging in body practices. Other factors were also quite evident, such as physical issues, feelings of embarrassment, and the teacher’s instructional approach. Another category was formed, highlighting facts related to the frequency of students non-participation, the reasons that would make them return, and some alternatives. Reducing these instances of student disengagement could be achieved through various improvements, such as fostering inclusion of girls in the classes, expanding the curriculum beyond sports-based activities,
developing a deeper understanding of the sociocultural changes adolescents experience in the final years of elementary school, improving lesson planning, and ensuring adequate school infrastructure so that students feel safe and comfortable participating in physical practices. Therefore, it is necessary for Physical Education teachers to reflect on their practices, seeking to make them more engaging for students in order to stimulate participation in classes and promote an environment grounded in cooperation, respect, and collaboration.
Descrição
Palavras-chave
Gênero, Desinteresse, Participação, Esporte, Gender, Disinterest, Participation, Sport
Idioma
Português
Citação
MURDIGA, Nicole Rugeri. Motivos apresentados pelos/pelas estudantes dos anos finais do ensino fundamental que não participam da vivência das práticas corporais nas aulas de Educação Física. Orientadora: Lilian Aparecida Ferreira. 2025. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

