Logotipo do repositório
 

Publicação:
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história

dc.contributor.authorYoshimoto, Elton Mitio
dc.contributor.authorYoshimoto, Graziele Maria Freire
dc.contributor.authorSantos, Givan José Ferreira Dos
dc.contributor.authorOliveira, Marilu Martens [UNESP]
dc.contributor.institutionSecretaria de Educação do Estado do Paraná
dc.contributor.institutionUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.contributor.institutionEscola Profissional e Social do Menor de Londrina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:35:54Z
dc.date.available2021-07-14T10:35:54Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractWe present here an experience report on a retextualization practice of didactic texts on History based on production of conceptual maps. This research was carried out with students of the 6th grade of the elementary school II, at the state school located in the city of Cambé (Paraná state). In the study, we investigated whether new knowledge was built by students as from the production of such conceptual maps. We supported our study on the Theory of Meaningful Learning, the Theory of Text Genre and the procedural approach to text production. Results indicate that by retextualizing didactic texts, students established new relationships and gave a new meaning to the contents studied, compared to their previous knowledge about the subject. We also observed that the collaborative and dialogical practice was essential to the construction of new knowledge for the relationship they established in the diagrams produced. We expect to contribute to the debates involving the production of conceptual map as a possibility of retextualization and as an important academic genre to develop a meaningful learning.en
dc.description.abstractApresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.pt
dc.description.affiliationSecretaria de Educação do Estado do Paraná
dc.description.affiliationUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.description.affiliationEscola Profissional e Social do Menor de Londrina
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
dc.format.extent619-636
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/288136311
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 97, n. 247, p. 619-636, 2016.
dc.identifier.doi10.1590/S2176-6681/288136311
dc.identifier.fileS2176-66812016000300619.pdf
dc.identifier.issn0034-7183
dc.identifier.issn2176-6681
dc.identifier.scieloS2176-66812016000300619
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212182
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectconceptual mapen
dc.subjecttextual genreen
dc.subjectretextualizationen
dc.subjectmeaningful learningen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectmapa conceitualpt
dc.subjectgênero textualpt
dc.subjectretextualizaçãopt
dc.subjectaprendizagem significativapt
dc.subjectensino de históriapt
dc.titleMapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de históriapt
dc.title.alternativeConceptual map, an academic textual genre: a proposal for retextualization of didactic texts on Historyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-9174-3974[1]
unesp.author.orcid0000-0002-7897-3545[2]
unesp.author.orcid0000-0003-4104-9313[3]
unesp.author.orcid0000-0002-8918-2001[4]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2176-66812016000300619.pdf
Tamanho:
2.99 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções