Publicação:
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas

dc.contributor.authorBrando, Fernanda da Rocha [UNESP]
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:01Z
dc.date.available2014-05-20T13:26:01Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.pt
dc.description.abstractThe current research presents the professional perspectives of the students majoring in Biological Science in a public university of São Paulo state. The students' perspectives related to that course, have been identified by means of semi structured interviews looking at the identity they have formed as part of how they imagine the ethos of Biology. We have verified that the course which has been surveyed, has contributed little to the construction of identification by the students with the job of Biology or Science teaching. Despite that, the course aims at such a formation of teachers, and it highlights the formation of an image of the scientist-researcher in the basic field areas of Biology.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa em Educação para a Ciência
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa em Educação para a Ciência
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.format.extent155-173
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 155-173, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132009000100010
dc.identifier.fileS1516-73132009000100010.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes9980971361333147
dc.identifier.scieloS1516-73132009000100010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8322
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFormação inicial de professores de Biologiapt
dc.subjectIdentidade profissionalpt
dc.subjectSemiótica peirceanapt
dc.subjectInitial formation of Biology teachersen
dc.subjectProfessional identityen
dc.subjectPeirce's semioticen
dc.titleInvestigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicaspt
dc.title.alternativeInvestigation on the professional identity in Biological Science Major studentsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9980971361333147[2]
unesp.author.orcid0000-0003-1502-2483[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132009000100010.pdf
Tamanho:
193.26 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: