Publicação: Potencialidades didáticas do uso de um sistema de aquaponia no ensino de ecologia
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Data
Autores
Orientador
Casatti, Lilian 

Ponte, Maxwell Luiz da
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBILCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O ensino de ecologia na educação básica é considerado fundamental para o entendimento do conceito real de sustentabilidade ao proporcionar a compreensão do ser humano como parte de uma complexa rede de interações, no meio onde vivem, em que operam processos e fluxos de energia e matéria. Recentemente, tem emergido com destacada importância o ensino de Ecologia com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e existem estudos que apontam as potencialidades do sistema de aquaponia como recurso didático, na perspectiva desse enfoque. Aquaponia consiste na produção integrada de organismos aquáticos e plantas (Aquicultura + Hidroponia), em um circuito fechado de recirculação de água, utilizando ciclos biológicos para sua auto sustentação. O projeto teve como objetivo construir e utilizar um sistema de aquaponia como modelo pedagógico para aulas de Ecologia no ensino básico, e elaborar um material didático que possibilite sua replicação em ambientes escolares. O estágio curricular supervisionado seguiu o modelo metodológico que associa preceitos da investigação-ação e de Investigação e Desenvolvimento (I&D). O projeto passou por modificações devido às dificuldades relacionadas a pandemia de covid-19 e o vínculo institucional final foi com a E.M.E.F. Profª. Maria Rezende de Moraes em Icém/SP. Nela foi possível realizar o acompanhamento de forma remota das aulas de ciências ministradas aos estudantes do ensino fundamental II e concluir a construção do sistema aquapônico e a elaboração do material didático.
Resumo (inglês)
The teaching of ecology in basic education is considered fundamental to the understanding of the real concept of sustainability by providing an understanding of the human being as part of a complex network of interactions in the environment where they live, in which processes and flows of energy and matter operate. Recently, the teaching of Ecology with a focus on Science, Technology, Society and Environment (CTSA) has emerged with highlighted importance and there are studies that point to the potential of the aquaponics system as a teaching resource in the perspective of this focus. Aquaponics consists of the integrated production of plants and aquatic organisms (Aquaculture + Hydroponics), in a closed circuit of water recirculation, using biological cycles for its self-sustainability. The project aimed to build and use an aquaponics system as a pedagogical model for Ecology classes in elementary schools, and to elaborate didactic material that enables its replication in school environments. The supervised curricular internship followed the methodological model that associates precepts of action-research and Research and Development (I&D). The project went through modifications due to the difficulties related to the covid-19 pandemic and the final institutional link was with the E.M.E.F. Profª. Maria Rezende de Moraes in Icém/SP. There, it was possible to remotely monitor the science classes given to the students of elementary school II and to conclude the construction of the aquaponics system and the elaboration of the didactic material.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de ecologia, Aquaponia, Material didático, Ciências, Metodologias alternativas de ensino, Ecology teaching, Aquaponics, Didactic material, Science, Alternative teaching methodologies
Idioma
Português