Logotipo do repositório
 

Publicação:
Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia

dc.contributor.authorSauer, Luciane [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Liliane Desgualdo
dc.contributor.authorCiasca, Sylvia Maria [UNESP]
dc.contributor.authorPestun, Magda [UNESP]
dc.contributor.authorGuerreiro, Marilisa M. [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo
dc.date.accessioned2021-07-14T10:18:35Z
dc.date.available2021-07-14T10:18:35Z
dc.date.issued2006-03
dc.description.abstractDichotic listening (DL) was evaluated in 36 children with: verbal dichotic listening test, alternating dissilable dichotic test and non-verbal dichotic listening test. Children were separated into two groups: experimental group with 18 dyslexic children and control group with 18 normal children. Both groups were comparable in gender, laterality and social-economic level. All dyslexic children underwent neuroimaging exam (SPECT). Our data showed that there was a statistical difference between both groups in all DL tests. Abnormal SPECT findings were seen in 50% of the dyslexic children, hypoperfusion of the left temporal lobe being the most frequent abnormality. We conclude that dyslexic children present an impairment of central neurologic processing that may be detected by DL tests, and by functional imaging exam, such as SPECT, as well.en
dc.description.abstractAplicamos em um grupo de 36 crianças os testes dicótico de dígitos, dicótico de dissílabos alternados e dicótico não-verbal, os quais fazem parte do conjunto de avaliação do processamento auditivo. As crianças foram divididas em dois grupos que foram correlacionados: grupo experimental (GE) formado por 18 crianças com diagnóstico de dislexia e 18 crianças normais compondo o grupo comparação (GC), sem queixa de aprendizagem e pareadas em relação a sexo, lateralidade e nível sócio-econômico ao GE. Realizamos o exame de imagem (SPECT) no GE. Encontramos em nosso estudo diferença estatisticamente significante entre os grupos (GE e GC) em todos os testes avaliados. Em relação ao SPECT, apesar de não encontrarmos diferença estatisticamente significante entre os resultados, pudemos observar que 50% dos sujeitos avaliados apresentaram alteração, sendo a maior parte em áreas do lobo temporal esquerdo. Concluímos que crianças com dislexia apresentam alterações do processamento neurológico central que podem ser detectadas tanto em testes específicos de processamento auditivo, quanto em exames funcionais de imagem como SPECT.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Médicas
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Paulo, Departamento de Distúrbios da Comunicação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Médicas
dc.format.extent108-111
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2006000100022
dc.identifier.citationArquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo, SP, Brazil: Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 64, n. 1, p. 108-111, 2006.
dc.identifier.doi10.1590/S0004-282X2006000100022
dc.identifier.fileS0004-282X2006000100022.pdf
dc.identifier.issn0004-282X
dc.identifier.issn1678-4227
dc.identifier.scieloS0004-282X2006000100022
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211060
dc.language.isopor
dc.publisherAcademia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.relation.ispartofArquivos de Neuro-Psiquiatria
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectdyslexiaen
dc.subjectimagingen
dc.subjectdichotic listening testen
dc.subjectdislexiapt
dc.subjectprocessamento auditivopt
dc.subjectneuroimagempt
dc.subjectteste dicóticopt
dc.titleProcessamento auditivo e SPECT em crianças com dislexiapt
dc.title.alternativeDichotic listening and spect in dyslexic childrenen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0004-282X2006000100022.pdf
Tamanho:
186.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções