Publicação: O ritmo como fenômeno multidimensional nas baterias de escola de samba e no candomblé: pontos de convergência a partir da diáspora africana
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Autores
Orientador
Stasi, Carlos Eduardo Di 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA
Curso de graduação
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa identifica, a partir da diáspora africana, pontos de convergência entre o can-domblé e as baterias das escolas de samba. Utilizamos conceitos expostos por Béhague (1994), Graeff (2015), Hall (2003), Hesse (1971) e Kubik (1979), referentes a características que foram trazidas por diversas etnias e aqui foram apropriadas, mantidas e transformadas, aspectos estes caracterizados pela transculturação, etnicidade e pela compreensão do ritmo como fenômeno multidimensional. As transcrições e análises foram desenvolvidas com base em aspectos musicais (técnicos e interpretativos) observados in loco, através de pesquisa par-ticipativa como membro atuante em alguns terreiros de candomblé e em baterias das escolas de samba, mais especificamente no Ilê de Oxalufã (Ketu), na Casa de Angola Kyloatala e na bateria do Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba (GRCSES) Império de Casa Verde, todos localizados na região metropolitana da cidade de São Paulo. Observamos que muitas das estratégias adotadas pelos atores responsáveis pela transformação e manutenção desses padrões resultam em diversas ambiguidades e são realizadas muitas vezes de forma inconsciente. Identificamos que a produção musical e a identificação cultural, apesar de diver-sas dubiedades interpretativas ou por influências do meio, continuam sendo desenvolvidas a partir de estruturas rítmicas e por conceitos mais amplos de ritmo, herdados via diáspora afri-cana e norteadores de processos coletivos nos terreiros de candomblé e nas baterias das escolas de samba – instituições responsáveis pela divulgação destes saberes diaspóricos.
Resumo (português)
This research identifies, from the African diaspora, points of convergence between candomblé and the baterias of the samba schools. We use concepts exposed by Béhague (1994), Graeff (2015), Hall (2003), Hesse (1971) and Kubik (1979), referring to characteristics that were brought by different ethnicities and were appropriated, maintained and transformed here, aspects that are characterized for transculturation, ethnicity and for understanding rhythm as a multidimensional phenomenon. The transcriptions and analyzes were developed based on musical aspects (technical and interpretive) observed in loco, through participatory research with auto etnographic narrative insertions in candomblé terreiros and in baterias das samba schools, more specifically in Ilê de Oxalufã, in Casa de Angola Kyloatala and at the drum section of the Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba (GRCSES) Império de Casa Verde, all located in the metropolitan área of the city of São Paulo. We observed that many of the strategies adopted by the actors responsible for transforming and maintaining these standards result in several ambiguities and are often carried out unconsciously. We identified that musical production and cultural identification, despite various interpretive doubts or by influences from the environment, continue to be developed based on rhythmic structures and broader concepts of rhythm, inherited via the african diaspora and guiding collective processes in candomblé terreiros and in the baterias of samba schools - institutions responsible for the dissemination of this diasporic knowledge.
Descrição
Palavras-chave
Candomblé., Bateria de escola de samba., Diáspora Africana., Etnicidade., Transculturação., African diaspora, Bateria of samba schools, Ethnicity, Transculturation
Idioma
Português