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Iniciação às ciências na educação infantil: os desenhos como forma de registro

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Orientador

Moraes, Tatiana Schneider Vieira de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Teoria Histórico-Cultural ampara as discussões de que o desenho é uma importante forma de linguagem desenvolvida com as crianças durante a fase escolar. Ao considerar as características próprias da infância, o processo de Iniciação às Ciências pode contemplar aspectos lúdicos e artísticos acessíveis para que a criança consiga manifestar seus pensamentos e hipóteses sobre os diversos assuntos do mundo físico e natural. Nesse contexto, a abordagem artística, representada pelo desenho, pode ser utilizada como forma de registro e compreendida como representação simbólica da criança. Com essa perspectiva, o presente trabalho teve o objetivo de caracterizar o perfil dos estudos que articulam o desenho infantil como forma de registro das crianças no processo de Iniciação às Ciências na Educação Infantil. Para tanto, a pesquisa bibliográfica orientou o processo de seleção dos estudos a serem incluídos nesta investigação com o foco na construção de um quadro teórico pautado em dois eixos temáticos de análise (“Desenho como Avaliação” e “Desenho como registro do processo”). A análise evidencia que a articulação entre desenho e o processo de Iniciação às Ciências pode contribuir para a discussão sobre as formas de registros das crianças no contexto da Educação Científica e, sobretudo, para o desenvolvimento humano das crianças.

Resumo (inglês)

The Historical-Cultural Theory supports the argument that drawing is an important form of language developed with children during the school phase. By taking into account the characteristics of childhood, the Science Introduction process can include playful and artistic aspects that are accessible to children so that they can express their thoughts and hypotheses about the various subjects in the physical and natural world. In this context, the artistic approach, represented by drawing, can be used as a way of recording and understood as a symbolic representation of the child. With this in mind, the aim of this study was to characterize the profile of studies that articulate children's drawings as a way of recording children's experiences in the process of Initiation to Science in Early Childhood Education. To this end, bibliographic research guided the process of selecting the studies to be included in this investigation, focusing on the construction of a theoretical framework based on two thematic axes of analysis (“Drawing as Evaluation” and “Drawing as a register of the process”). The analysis shows that the articulation between drawing and the Science Initiation process can contribute to the discussion on the forms of children's records in the context of Science Education and, above all, to children's human development.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação infantil, Iniciação às ciências, Desenho infantil, Education, Early childhood education, Initiation into science, Children's drawing

Idioma

Português

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