Publicação: Sentidos atribuídos ao trabalho docente na educação infantil em contexto de pandemia
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Data
Autores
Orientador
Santos, Deivis Perez Bispo dos 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa teve como objetivo identificar, compreender e produzir saberes, acerca dos sentidos atribuídos por docentes ao seu próprio trabalho na educação infantil em contexto de pandemia da doença provocada pelo Coronavírus 2019 (COVID 19). Propomos especificamente (re)conhecer os sentidos imputados ao trabalho, diante das dificuldades, dos limites e das potencialidades que proporcionadas na experiência singular-particular da profissional docente. Partimos da apreensão materialista, histórica e dialética dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-histórica-cultural, fundamentada tradição da Psicologia Social do Trabalho e nos dispositivos metodológicos da Teoria da Atividade. Para tanto, a professora voluntária foi acompanhada no período pandêmico em atividade de trabalho remoto, por intermédio do estímulo da experimentação dialógica instaurou-se o movimento de coanálise do trabalho, mediado pela recolha dos dados nas etapas procedimentais de: a) Entrevistas via plataforma Google Meet; b) Autoconfrontação Simples, etapas em que selecionamos (professora voluntária e pesquisadora) os segmentos de atividades de trabalho em aulas já ministradas durante a pandemia e disponíveis num sistema que permite aos docentes ofertar, organizar e gerir conteúdos educacionais pela docente denominado plataforma classroom ou sala de aula virtual online do Google; c) Transcrições e exames dos segmentos de trabalho gravados escolhidos ora pela docente voluntária, noutras ocasiões pela pesquisadora e por vezes por ambas as profissionais, sempre em diálogo e acordo estabelecido por ambas as profissionais contemplando a descrição singularizada dos processos laborais da atividade docente os quais foram reproduzidos e analisados online com uso da ferramenta Google Meet e d) Análise qualitativa dos Núcleos de Significações. O percurso da pesquisa ensejou a produção, a sistematização e a análise de saberes acerca do trabalho docente, os quais são úteis para ampliar o entendimento da atividade laboral e apoiar ulteriores aprimoramentos dos gestos e rotinas ocupacionais pela própria trabalhadora. Sob a coanálise da atividade de trabalho da professora voluntária, tivemos acesso aos tensionamentos e potencialidades imbricadas na relação de trabalho individual e o trabalho do coletivo profissional. As percepções da professora voluntária em relação sobre a rotina do trabalho docente nas aulas remotas foram permeadas pelo norteamento prescritivo das diretrizes próprias da educação infantil, pelas modificações e adaptações necessárias ao período de pandemia incluindo as medidas de biossegurança, e, pela dinâmica estabelecida com as famílias e o uso de materiais impressos. Ressaltando assim, que a necessidade de adaptação ao trabalho na atividade docente da educação infantil tornou-se essencial para a manutenção do processo intencional de ensino e aprendizado no contexto da pandemia.
Resumo (inglês)
This research aimed to identify, understand and produce knowledge about the meanings attributed by teachers to their work in early childhood education in the context of the pandemic of the disease caused by the Coronavirus 2019 (COVID 19). We specifically propose to (re)know the meanings attributed to work, given the difficulties, limits, and potentially provided in the singular-particular experience of the teaching profession. We start from the materialist, histórical and dialectical apprehension of the theoretical assumptions of Socio-histórical-cultural Psychology, based on the tradition of Social Psychology of Work and the methodological devices of the Theory of Activity. To this end, the volunteer teacher was accompanied in the pandemic period in remote work activity, through the stimulus of dialogic experimentation, the movement of co-analysis of work was established, mediated by the collection of data in the procedural steps of: a) Interviews via Google platform Meet; b) Simple Self-Confrontation, steps in which we select (volunteer teacher and researcher) the segments of work activities in classes already taught during the pandemic and available in a system that allows teachers to offer, organize and manage educational content by the teacher called the classroom platform or room Google's Online Virtual Classroom; c) Transcriptions and examinations of the recorded work segments chosen at times by the volunteer teacher, at other times by the researcher and sometimes by both professionals, always in dialogue and agreement established by both professionals, contemplating the individualized description of the work processes of the teaching activity which were reproduced and analyzed online using the Google Meet tool and d) Qualitative analysis of the Meaning Cores. The course of the research gave rise to the production, systematization, and analysis of knowledge about teaching work, which is useful to broaden the understanding of work activity and support further improvements in occupational gestures and routines by the worker herself. Under the co-analysis of the volunteer teacher's work activity, we had access to the tensions and potentialities imbricated in the individual work relationship and the work of the professional collective. The volunteer teacher's perceptions regarding the routine of teaching work in remote classes were permeated by the prescriptive guidance of the guidelines of early childhood education, by the modifications and adaptations necessary for the pandemic period including biosecurity measures, and, by the dynamics established with the families and the use of printed materials. Thus, emphasizing that the need to adapt to work in the teaching activity of early childhood education has become essential for the maintenance of the intentional process of teaching and learning in the context of the pandemic.
Descrição
Palavras-chave
Trabalho Docente., Educação Infantil., Pandemia., Teaching Work., Child education., Pandemic.
Idioma
Português