Logotipo do repositório
 

Publicação:
O papel da arte no desenvolvimento da criatividade em crianças da educação infantil: o que pensam e fazem os professores

dc.contributor.advisorSerrano, Eliana Patrícia Grandini [UNESP]
dc.contributor.authorMandolini, Sara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:21Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:21Z
dc.date.issued2018-11-29
dc.description.abstractCreativity is understood from the general context as the act of forming something new, relating to the ability to dream, imagine, order, signify and play; as well as relating to the issue of invention. It develops in the social and cultural context, starting from the lived experiences, characterized as instruments of expression, understanding of the self and the collective. Throughout the twentieth century, the role of creativity in education has gained prominence, due to constant social, cultural and technological changes, art plays an essential role in education, being an important means of developing creative capacity. The present work focuses on Early Childhood Education and presents the proposal to study the concept of creativity, as well as its role in art education and especially, what are the practices developed by teachers so that art fulfills its role in the formation of the dynamic child to a society in constant transformation and movementen
dc.description.abstractA criatividade é compreendida do contexto geral como o ato de formar algo novo, relacionando-se com a capacidade de sonhar, imaginar, ordenar, significar e brincar; além de se relacionar com a questão da invenção. Desenvolve-se no contexto social e cultural, partindo das experiências vividas, caracterizando-se como instrumentos de expressão, compreensão do eu e do coletivo. Ao longo do século XX, o papel da criatividade na educação ganhou destaque, devido as constantes mudanças sociais, culturais e tecnológicas, a arte possui papel essencial na educação, sendo importante meio de desenvolvimento da capacidade criadora. O presente trabalho, tem como foco a Educação Infantil, e apresenta a proposta de estudar o conceito de criatividade, bem como o seu papel no ensino de arte e principalmente, quais são as práticas desenvolvidas pelos professores para que a arte cumpra seu papel na formação da criança dinâmica, para uma sociedade em constante transformação e movimentopt
dc.format.extent112 f.
dc.identifier.aleph990009170540206341
dc.identifier.citationMANDOLINI, Sara. O papel da arte no desenvolvimento da criatividade em crianças da educação infantil: o que pensam e fazem os professores. 2018. 112 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-06-25/000917054.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203504
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectCriatividadept
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectPrática de ensinopt
dc.subjectArtsen
dc.titleO papel da arte no desenvolvimento da criatividade em crianças da educação infantil: o que pensam e fazem os professorespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateArtes Visuais Licenciatura - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000917054.pdf
Tamanho:
641.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format