Publicação:
O programa Educação Cartográfica e Exercício da Cidadania do Laboratório de Ensino de Cartografia da UNESP: câmpus de Presidente Prudente

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Data

2001

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Resumo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Através do Programa "Educação Cartográfica e Exercício da Cidadania", adotando uma abordagem construtivista baseada na aprendizagem ativa e cooperativa, a equipe do Laboratório de Ensino de Cartografia (LEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP - Campus de Presidente Prudente busca colaborar na educação dos cidadãos de hoje e do futuro, tendo por missão "Educar o educador para educar novas gerações". Desde 1987 uma série de atividades vem sendo desenvolvidas, envolvendo os mais diversos segmentos da comunidade local e regional, que participam das Oficinas Pedagógicas "Aprender Cartografia Brincando", "Aprender Desenho Brincando" e "Aprender Informática Brincando", as quais são organizadas e realizadas na própria universidade e em espaços públicos, com suporte do Programa de Atividades Culturais (PAC) da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (PROEX). Os participantes são alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Oficial de Ensino e de Escolas Particulares da região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo. Um dos projetos do Programa de Educação Cartográfica é voltado aos portadores de necessidades especiais, tendo sido desenvolvidos dois Planos, um deles voltado aos deficientes visuais e outro aos deficientes físicos, almejando a superação de barreiras arquitetônicas e informacionais. Nesta parceria participa a EEPSG Profa. Maria Luiza Formosinho Ribeiro, onde uma Sala de Recursos encontra-se disponível para os portadores de deficiência visual, que agora contam com equipamentos adquiridos com apoio da Fundunesp, além de mapas táteis e material de apoio didático pedagógico para o ensino de Desenho Geométrico. Do projeto "Alfabetização Cartográfica", além de crianças e jovens, participam também os membros do grupo Esperança e Vida vinculados ao projeto Unesp aberta à Terceira Idade, tendo sido realizadas atividades que visam a integração entre as diferentes gerações, inclusive durante visitas técnicas à Sala Ambiente "A Terra vista do espaço: mostra de maquetes, mapas e imagens de satélite". Tal Sala Ambiente inclui o acervo que vem sendo construído pela equipe do Laboratório de Ensino de Cartografia desde 1994 e foi inaugurada em 1998 na Escola Livre do Meio Ambiente, no Parque Ecológico da Cidade da Criança, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. Um novo projeto foi iniciado em 1998 em parceria com a Coordenação de Curso de Graduação em Pedagogia, para o qual são oferecidas duas disciplinas optativas: "Alfabetização Digital" e "Novas Tecnologias na Educação". Ambas as disciplinas visam oferecer aos futuros educadores condições de compreenderem a Informática como uma área de investigação a ser aplicada na prática educativa e o computador como uma nova mídia educacional de suporte à produção e disseminação de conhecimentos científicos, além de estimular uma reflexão sobre o impacto causado na Educação pelo advento de novas tecnologias de informação e comunicação. Nesta iniciativa participam também o Centro de Convivência Infantil (CCI) da FCT/Unesp (através da equipe de educadoras e de crianças da pré-escola), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente (que cede acesso ao Laboratório de Informática do Projeto Criança Cidadã, financiado pela Fundação Vitae) e o Colégio Cotiguara de P. Prudente (que também cede gratuitamente o Laboratório de Informática e oferece estágio para os alunos de Pedagogia). Nos projetos integrados que vinculam a Unesp - Campus de Presidente Prudente, a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada de Presidente Prudente, vêm sendo empregado o software de autoria Visual Class, para criação multimídia de aulas sobre os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais e para a produção de CD-ROM's, um dos quais visando divulgar este município e atrair novos investimentos para a região. Além disso, professores da Rede Oficial de Ensino e das Escolas Particulares têm participado de cursos voltados à Educação Continuada, Atualização e Capacitação, adotando sempre o ciclo ação-reflexão-ação. Um dos cursos preparados pela equipe do LEC e financiado pelo Banco Mundial com interveniência da Fundunesp, foi oferecido ao longo do ano letivo de 1997 para 80 professores PEB I e II, tendo sido denominado "Mapa: construção e uso no Ensino Fundamental". Um outro curso intitulado "Alfabetização Cartográfica" foi ministrado pela equipe para 150 professores da pré-escola e primeira série do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente durante a semana de planejamento no início de 1998. Cursos de extensão universitária vêm sendo organizados e oferecidos pela equipe do LEC, com interveniência de uma Fundação local (Fundacte), buscando sempre atender a demanda da comunidade acadêmica e empresarial, sintonizada com os novos desafios da era da informação. A partir de 1999 uma nova parceria se consolidou entre o Laboratório de Ensino de Cartografia e o Centro Integrado de Pesquisa (CIP), que compartilham o mesmo espaço físico e pedagógico, onde são desenvolvidas atividades ligadas à Hora do Conto, empregando o acervo da Biblioteca Infanto-Juvenil e da Brinquedoteca que foram constituídas pela equipe. Centenas de crianças provenientes de escolas públicas e particulares vêm sendo atendidas e dezenas de estudantes dos cursos de graduação têm tido a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa-ação que lhes prepara ainda melhor para as demandas da sociedade do conhecimento. Para o período 1999-2001 um Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas foi proposto à FAPESP com a participação do LEC e de docentes do Departamento de Educação da FCT/Unesp, visando atender jovens cidadãos de 14 a 18 anos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Presidente. Tal pesquisa diagnóstica é denominada "Auto-estima e inclusão social: o processo de formação de jovens como multiplicadores de conhecimento em ação comunitária em Presidente Prudente" e será desenvolvida através dos seguintes subprojetos: Alfabetização Digital, Formação do Jovem Crítico, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Educação Sexual e Prevenção ao uso de Drogas e a Questão da auto-estima propriamente dita. O projeto propõe como um dos seus eixos, a elaboração de um estudo-diagnóstico da realidade dos sujeitos envolvidos que tornar-se-ão multiplicadores e cidadãos nas comunidades em que vivem. Contudo, isso não se pode dar sem que os profissionais/educadores possam compreender quais as causas do sentimento de menor valor entre os jovens de baixa renda e quais conseqüências pode gerar. É preciso discutir e compreender qual o significado de ser pobre no Brasil, como eles vivenciam estes fatos. A partir deste diagnóstico preliminar, pretende-se elaborar formas de intervenção que possibilitem, tanto aos agentes do serviço público/social quanto aos jovens, interagir com a população de sua comunidade de modo a contribuir para a reversão do quadro de exclusão e desumanização no qual vivem. As formas de intervenção (ou capacitação) estarão vinculadas, diretamente, ao estudo/diagnóstico elaborado, por isso não se pode, de antemão, apresentar propostas que desconsiderem o quadro a ser investigado. Contudo, e com base em estudos já efetuados, é possível presumir a necessidade de cursos de capacitação tanto dos agentes sociais quanto dos jovens no que diz respeito aos tópicos que envolvam a construção histórica da exclusão social e das ideologias que a tem sustentado. A situação de extrema pobreza em que vive a maior parte da população que compõe o mapa de exclusão social no Brasil torna quase que impossível a reivindicação de seus direitos de cidadania que são constantemente desrespeitados. O Programa "Educação Cartográfica e Exercício da Cidadania" tem procurado oportunizar aos cidadãos condições de mapear a realidade, interferir positivamente na definição de novos rumos e esboçar cenários futuros, construindo sua auto-estima, superando barreiras sociais e psicológicas. A Universidade, por sua vez, cumpre sua missão de aliar ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

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