Logotipo do repositório
 

Publicação:
A geometria na educação infantil: concepções e práticas de professores

dc.contributor.advisorTeixeira, Leny Rodrigues Martins [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Aline da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:58Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:58Z
dc.date.issued2010-08-06
dc.description.abstractCette étude, liée à la ligne de recherche “Pratiques et Processus de Formation dans Education” du Programme de Post-Graduation en Éducation, a eu comme objectif de faire des recherches sur les conceptions et les actions pédagogiques relatives aux notions géométriques, pratiquées par les professeurs de l’Éducation infantile (École Maternelle), et en même temps, de discuter de la nature de la formation de professeurs pour la réalisation de cette tâche. Pour cela, deux groupes de l’Éducation Infantile II (École Maternelle) du Réseau Municipal d’Éducation de Marília/SP ont été choisis. Premièrement, nous avons vérifié les orientations mentionnées dans la Proposition Curriculaire pour l’Éducation Infantile (École Maternelle) de la Municipalité de Marília dans la manière de traiter la Géométrie. Nous avons identifié dans la planification des professeurs quelles connaissances géométriques sont privilégiées et quelles sont les formes de les développer. Nous avons aussi analysé les contenus et les pratiques pédagogiques en relation avec les notions et les concepts géométriques, développés par les professeurs, ainsi que les conceptions qu’ils ont, eux-mêmes, sur l’enseignement dans l’Éducation Infantile, plus spécialement sur les... (Résumé complet accès életronique cidessous)fr
dc.description.abstractO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve como objetivo investigar as concepções e ações pedagógicas relativas às noções geométricas, praticadas por professores da Educação Infantil, ao mesmo tempo em que discutimos a natureza da formação de professores para realização desta tarefa. Para tanto, foram escolhidas duas turmas de Educação Infantil II da Rede Municipal de Educação de Marília/SP. Primeiramente, verificamos as orientações mencionadas na Proposta Curricular para a Educação Infantil do Município de Marília no tratamento dado à Geometria. Identificamos no planejamento dos professores quais conhecimentos geométricos são privilegiados e quais as formas de desenvolvê-los. Também analisamos os conteúdos e as práticas pedagógicas relacionadas às noções e conceitos geométricos, desenvolvidos pelos professores, bem como as concepções que os mesmos têm sobre ensino na Educação Infantil, mais especificamente de Matemática e Geometria. Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, para compreendermos como a Geometria vem sendo tratada e como a formação do educador influencia no trabalho com os conteúdos geométricos. A partir da análise dos documentos, Proposta Curricular do Município e planejamento dos professores, identificamos o quanto a Geometria ainda é pouco explorada nesta faixa etária. Através das observações, percebemos que as atividades geométricas estão na maioria das vezes ausentes na prática docente, prevalecendo o desenvolvimento de noções numéricas. Por meio das entrevistas, notamos o quanto a formação dos...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent188 f.
dc.identifier.aleph000628063
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationRIBEIRO, Aline da Silva. A geometria na educação infantil: concepções e práticas de professores. 2010. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
dc.identifier.fileribeiro_as_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes9067476929046159
dc.identifier.orcid0000-0003-4984-8187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92304
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectGéométrieen
dc.subjectÉducation Infantileen
dc.subjectFormation de professeursen
dc.titleA geometria na educação infantil: concepções e práticas de professorespt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9067476929046159
unesp.advisor.orcid0000-0003-4984-8187
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ribeiro_as_me_prud.pdf
Tamanho:
2.24 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format