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Publicação:
O ensino do jogo na educação infantil: problematizações acerca da constituição do ser social e cultural

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Orientador

Silva, Luciene Ferreira

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC 33004056091P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Essa pesquisa se propôs a aprofundar e elucidar os conhecimentos sobre a proposição do jogo, seu papel educacional, a Educação Infantil e a Educação como prática histórica e sociopolítica, de direito e não impregnada de práticas assistencialistas tão vigentes nesta etapa da educação básica. Como o jogo está previsto em todas as políticas públicas, faz-se necessário compreender em quais perspectivas ele é ofertado, já que para os alunos das escolas públicas é necessária uma educação que proporcione a transformação social. O problema de pesquisa aqui investigado versa sobre como o ensino do jogo na Educação Infantil contribui para a constituição do ser sociopolítico e cultural e, neste sentido, a pesquisa teve como objetivo elaborar, propor e avaliar um objeto de estudo para o exercício crítico e criativo do jogo, numa perspectiva histórico-crítica. A fundamentação deste estudo foi estruturada em um método que se apoia na Pedagogia Histórico-Crítica, do materialismo dialético. A pesquisa foi desenvolvida com crianças entre quatro e cinco anos de idade da Educação Infantil e com professoras atuantes na rede municipal de uma escola pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, a partir de um roteiro com questões semiestruturadas elaboradas pela pesquisadora, bem como por meio de registros em diário de campo e observações em campo. A análise de dados foi desenvolvida com embasamento nas observações, nos resultados coletados e nas discussões alicerçadas em cinco das categorias de análise do materialismo histórico-dialético (trabalho, contradição, hegemonia, totalidade e reprodução), buscando assim elucidar estudos já realizados.

Resumo (português)

This research aims to deepen and elucidate knowledge about the proposition of play, its educational role, Early Childhood Education and Education as a historical and socio-political practice, of right and not impregnated with welfare practices so prevalent at this stage of basic education. As play is provided for in all public policies, it is necessary to understand the perspectives in which it is offered, since public school pupils need an education that brings about social transformation. The research problem investigated here is how the teaching of play in Early Childhood Education contributes to the constitution of the socio-political and cultural being and, in this sense, the research aimed to elaborate, propose and evaluate an object of study for the critical and creative exercise of play, from a historical-critical perspective. This study was based on a method based on the Historical-Critical Pedagogy of dialectical materialism. The research was carried out with children between four and five years old in Early Childhood Education and with teachers working in the municipal network of a public school in a city in the interior of the state of São Paulo. Data was collected through interviews, based on a script with semi-structured questions drawn up by the researcher, as well as through field diary entries and field observations. The data analysis was developed based on the observations, the results collected and the discussions based on five of the categories of analysis of historical-dialectical materialism (work, contradiction, hegemony, totality and reproduction) in an attempt to elucidate studies that have already been carried out.

Descrição

Palavras-chave

Educação Infantil, Jogo, Pedagogia Histórico-Crítica

Idioma

Português

Como citar

IGLÉSIAS, A. C. R. O ensino do jogo na educação infantil: problematizações acerca da constituição do ser social e cultural 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2023.

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