Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação inicial de professores de Física: relações de forças no processo de reestruturação de um projeto pedagógico de curso

dc.contributor.advisorCortela, Beatriz Salemme Correa [UNESP]
dc.contributor.authorScalvi, Vivian Rodrigues
dc.date.accessioned2024-01-24T16:54:12Z
dc.date.available2024-01-24T16:54:12Z
dc.date.issued2023-11-17
dc.description.abstractAs relações de poder exercem influência e moldam a estruturação de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) por meio das inclinações apresentadas pelos agentes envolvidos, impactando no perfil identitário do curso e na formação profissional dos egressos. A pesquisa em questão, conduzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp campus Bauru, teve como objetivo analisar e estabelecer comparações entre a estrutura curricular 1605 do Projeto Pedagógico de Física e as propostas de reestruturação da matriz 1606, visando atender às diretrizes estabelecidas para os cursos de licenciatura, conforme a Resolução CNE/CP 02/2019, e as exigências da Resolução CNE/CES 7/2018, que determina a inclusão de atividades extensionistas no currículo dos cursos de Institutos de Ensino Superior (IES). Com o intuito de contribuir para as pesquisas de um projeto de investigação maior sobre o processo de reestruturação e constituição da formação de professores de Física em uma mesma universidade pública, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: quais são as principais modificações empreendidas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Física, considerando as legislações vigentes e os interesses dos grupos que compõem esse curso, especialmente no que diz respeito à estrutura curricular e ao perfil do profissional a ser formado? Como parâmetros, foram utilizadas as estruturas curriculares e os perfis profissionais almejados presentes nos PPC do curso. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma investigação por meio de um estudo de caso coletivo, de natureza qualiquantitativa, acompanhando as etapas para a estruturação do novo projeto. As relações de poder foram analisadas com base nas concepções da teoria de campo social de Bourdieu (1983). A constituição de dados foi realizada por meio de um formulário misto, aplicado online, enviado aos participantes, incluindo docentes atuantes no curso de licenciatura em Física da Unesp, no período entre 2021 e 2022, membros do Conselho do Curso, técnicos-administrativos que nele atuam e um representante de alunos. Além disso, registros e análises de falas foram feitos durante as reuniões da Comissão de Reestruturação. As questões abertas foram analisadas utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, conforme proposto por Lefèvre e Lefèvre (2012). Os resultados indicaram que as alterações são influenciadas tanto por órgãos legislativos quanto pelos interesses dos grupos que compõem o curso. Essas influências foram observadas nas modificações do PPC, incluindo o aumento do tempo mínimo de conclusão do curso de licenciatura, que passou de quatro para cinco anos; a adição de aulas de nivelamento e da disciplina 'Fundamentos da Extensão Universitária' nos termos iniciais; e a criação de outra habilitação para o bacharelado em Física Computacional. Espera-se que este estudo contribua com ações que possibilitem a reflexão e a melhoria da formação oferecida no curso de Física, por meio da elaboração de um PPC que define as especificidades do perfil do egresso e atenda às demandas da sociedade.pt
dc.description.abstractThe power relations exert influence and shape the structuring of a Pedagogical Course Project (PCP) through the inclinations presented by the involved agents, impacting the identity profile of the course and the professional formation of graduates. The research in question, conducted within the scope of the Postgraduate Program in Science Education at Unesp Bauru campus, aimed to analyze and establish comparisons between the curricular structure 1605 of the Physics Pedagogical Project and the restructuring proposals of matrix 1606, aiming to meet the guidelines established for undergraduate courses, according to Resolution CNE/CP 02/2019, and the requirements of Resolution CNE/CES 7/2018, which mandates the inclusion of extension activities in the curriculum of Higher Education Institutions (HEIs). With the intention of contributing to the research of a larger investigation project on the restructuring process and constitution of the Physics teachers' education within the same public university, this research sought to answer the following question: What are the main modifications undertaken in the Pedagogical Course Project (PCP) of Physics, considering the current legislation and the interests of the groups that make up this course, especially regarding the curricular structure and the profile of the professional to be formed? As parameters, the curricular structures and desired professional profiles present in the PCPs of the course were used. To achieve this objective, we conducted an investigation through a collective case study, of a qualitative and quantitative nature, following the stages for the structuring of the new project. Power relations were analyzed based on the conceptions of Bourdieu's social field theory (1983). Data collection was carried out through a mixed form, applied online and sent to participants, including active faculty in the Physics undergraduate course at Unesp from 2021 to 2022, members of the Course Council, administrative staff working in it, and a student representative. Additionally, records and speech analyses were conducted during the meetings of the Restructuring Committee. Open-ended questions were analyzed using the Discourse of the Collective Subject technique, as proposed by Lefèvre and Lefèvre (2012). The results indicated that the changes are influenced by both legislative bodies and the interests of the groups that make up the course. These influences were observed in the modifications to the PCP, including the extension of the minimum completion time for the undergraduate course from four to five years; the addition of leveling classes and the 'Fundamentals of University Extension' discipline in the initial terms; and the creation of another qualification for the Bachelor's degree in Computational Physics. It is hoped that this study contributes to actions that enable reflection and improvement of the education offered in the Physics course, through the development of a PCP that defines the specificities of the graduate profile and meets the demands of society.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.citationSCALVI, Vivian Rodrigues. Formação inicial de professores de Física: relações de forças no processo de reestruturação de um projeto pedagógico de curso. Orientador: Beatriz Salemme Correa Cortela. 2023. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252997. Acesso em: 24 de jan. 2024.
dc.identifier.lattes4365796035828963
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/252997
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFísicapt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectDiscurso do sujeito coletivopt
dc.titleFormação inicial de professores de Física: relações de forças no processo de reestruturação de um projeto pedagógico de curso
dc.title.alternativeInitial training of Physics teachers: power relations in the process of restructuring a pedagogical course projecten
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FC 33004056079P0
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática
unesp.researchAreaLinguagem, discurso e Ensino de Ciências

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
scalvi_vr_me_bauru.pdf
Tamanho:
4.55 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: