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Publicação:
Os professores dos anos iniciais da Educação Básica e sua formação: representações no mercado de formação docente

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Orientador

Sarti, Flavia Medeiros

Coorientador

Pós-graduação

Educação - IB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa investiga processos relativos à formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica, identificando o conjunto de representações que, a esse respeito, circulam no mercado de formação docente, esse considerado a partir de perspectiva bourdieusiana. As avaliações externas são estabelecidas e consideradas enquanto norteadoras do trabalho docente, com isso, o desempenho insatisfatório de grande parte dos alunos tem fomentado o clima de insatisfação social com relação à escola e, como decorrência, a culpabilização dos professores e o fortalecimento do argumento da incompetência docente. Como tem sido recorrente nas últimas décadas no campo educacional, a solução para problemas desse tipo vem sendo buscada principalmente na formação dos professores, alimentando o já aquecido “mercado de formação docente”, que envolve universidades, institutos de pesquisa, editoras, entre outras instâncias. A pesquisa busca identificar representações sociais que circulam no interior desse mercado acerca dos professores que atuam nos anos iniciais da Educação Básica, atualmente formados no curso de Pedagogia. Para tanto, a pesquisa elege como referencial empírico o contexto de atuação de empresas que oferecem formação para redes públicas de ensino. O estudo foi realizado em municípios do interior do Estado de São Paulo e assume perspectiva qualitativa, tendo sido desenvolvido por meio de estudos bibliográficos e documentais, bem como entrevistas semiestruturadas. A partir dos dados investigados, identificamos como representações sobre os professores: adaptação; acomodação; resistência; impotência; não fluentes nos conteúdos curriculares; professor enquanto técnico; incompetência, o que nos sugerem que a docência permanece como uma ocupação desvalorizada e distante da profissionalização.

Resumo (inglês)

This research investigates processes related to the formation of Basic Education Teachers identifying on the set of representations, which circulate teacher training Market, that considered from a bourdieusiana perspective. External evaluations are established and considered as guiding teachers, and the unsatisfactory performance of most students on that has fostered a climate of social, dissatisfaction with the school and, as a result, the teachers’ blame and the strengthening of the teacher incompetence. As it has been recurring in recent decades in the educational field, the solution to problems of this type has been sought mainly in teacher training, fueling the already heated “teacher training market”, involving universities research, publishers, among other instances. The research seeks to identify social representations that circulate within this market about the teachers who work in the initial years of Basic Education, currently trained in the Pedagogy course. To do so, the research selects as empirical reference the context of action of companies that offer training for public teaching networks. The study was carried out in municipalities of the interior of the State of Sao Paulo and assumes qualitative perspective, having been developed through bibliographical and documentary studies, as well as semi structured interviews. From the data investigated, we identify as representations about the teachers: adaptation; stagnation; resistance; disability; not fluent in curricular contents; teacher while technician;incompetence; which suggets that the teaching remains as a devalued occupation and distant of professionalization.

Descrição

Palavras-chave

Campo educacional, Formação de professores, Mercado de formação docente, Educational field, Teacher’s training, Teacher training market

Idioma

Português

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