Jogos como recurso pedagógico para a abordagem de problemas sociais na educação física: a partir da proposição crítico-superadora
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Maffei, Willer Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT/IB 33004137068P8
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este material é o resultado da Dissertação de Mestrado Profissional e trata-se de um Recurso Educacional que propõe contribuições didáticas e teórico-metodológicas para a abordagem de problemas sociais, por meio do jogos, a luz da pedagogia progressista, com alunos do Ensino Fundamental I. A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de campo, por meio da intervenção de uma sequência didática, contou com os estudos e revisão bibliográfica sobre a Teoria Progressista. Desta maneira, objetivou-se demonstrar como o jogo a partir da proposição crítico-superadora pode ser assertivo na abordagem de problemas sociais para uma escola pública periférica, ofertando conhecimentos científicos e desenvolvendo a criticidade dos educandos para posicionarem ativamente no meio em que vivem, buscando novas formas de abordagem dentro da educação física.
Descrição
Esse material trata-se de um e-book formativo para os professores de educação física e demais profissionais da educação.
Palavras-chave
Educação Física, Jogos, Teorias progressistas, Proposição crítico-superadora, Physical education, Games, Progressive theories, Critical-overcoming proposition
Idioma
Português
Citação
DRACHI, Alex Junior. Jogos como recurso pedagógico para a abordagem de problemas sociais na educação física: a partir da proposição crítico-superadora. Recurso Educacional (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

