Logotipo do repositório
 

Publicação:
Solfejo: origens, terminologias, suas aplicações e limitações pedagógicas

dc.contributor.advisorBonis, Maurício Funcia De [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Rosana Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:54:54Z
dc.date.available2021-03-10T12:54:54Z
dc.date.issued2017-10-17
dc.description.abstractNot Availableen
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar aspectos relacionados ao termo solfejo, sua relevância e aplicação pedagógica na formação musical - que utiliza a notação tradicional como padrão para a leitura musical. No primeiro capítulo consta uma pesquisa bibliográfica do termo. Discorre-se sobre a ampliação de seu significado durante o século XVII e define-se solfejo como uma ferramenta para a leitura musical. A partir dessa definição verifica-se a importância dessa ferramenta como forma de estudo para aquisição dos princípios básicos, que são destacados na bibliografia como rudimentos da música. Em seguida são abordados dados históricos que descrevem o desenvolvimento do solfejo, desde a primeira sistematização proposta por Guido D'Arezzo (cc 992-1050) até sua consolidação como ferramenta de estudo utilizada em classes de percepção e teoria musical. Constata-se também a ligação intrínseca entre a prática do solfejo e a sistematização da notação musical. A partir desse levantamento de dados contidos no primeiro capítulo, segue-se, no segundo capítulo, um levantamento da estruturação desse estudo nas instituições públicas de ensino de música do estado de São Paulo, com esses dados verifica-se o modelo disciplinar em que o estudo do solfejo é praticado. O capítulo segue com uma crítica que reconhece a importância da disciplinaridade na formação técnica, contudo, alerta para o perigo do um estudo mecanicista e adestrador, causados pela falta da interdisciplinaridade.pt
dc.format.extent[51] f.
dc.identifier.aleph990009078960206341
dc.identifier.citationFERREIRA, Rosana Silva. Solfejo: origens, terminologias, suas aplicações e limitações pedagógicas. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Música), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907896.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202933
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectSolfejopt
dc.subjectPercepção musicalpt
dc.subjectTeoria musicalpt
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.subjectMúsica - Análise, apreciaçãopt
dc.subjectTonic sol-fapt
dc.titleSolfejo: origens, terminologias, suas aplicações e limitações pedagógicaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000907896.pdf
Tamanho:
1.09 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format