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Publicação:
O trabalho com o gênero "Artigo de Opinião" no 9º ano do Ensino Fundamental

dc.contributor.advisorBinato, Cláudia Valéria Penavel
dc.contributor.authorGarcia, Jane Fernanda de Godoy
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-04-23T19:15:17Z
dc.date.available2018-04-23T19:15:17Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.description.abstractTrabalhar Produção Textual em sala de aula envolve vários fatores como: contexto de produção, conhecimento do gênero e da estrutura, construção de repertório, leituras, entre outros tantos. Coaduna-se a esses o fato de que muitos alunos não querem escrever, devido as várias razões: não ter o que dizer, não ter motivação para escrever e não dominar a linguagem escrita. Com base nesses fatores e tencionando buscar possíveis soluções para os problemas levantados, o objetivo geral deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de uma Sequência Didática cujo produto final é a produção escrita de um artigo de opinião aplicada em duas salas de nono ano em uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, com a finalidade de descobrir quais são as dificuldades que os alunos apresentam ao produzirem um artigo de opinião. No decorrer dessa Sequência Didática foi proposto aos alunos alguns temas polêmicos e promovido um debate. Após essa etapa, os alunos realizaram uma entrevista fora do ambiente escolar, com a intenção de colher opiniões e argumentos diferentes sobre os temas que escolheram, para que pudessem usá-los em seus textos ou refutá-los. O trabalho desenvolvido, respaldou-se nos fundamentos da Linguística Textual, tendo o texto como objeto de trabalho. Também partimos da definição de Mikhail Bakhtin (2011), sobre gêneros discursivos. Para desenvolver a pesquisa, utilizamos a concepção interacional (dialógica) de língua e linguagem. A Sequência Didática aplicada baseou-se nos trabalhos de DOLZ, NOVERRAZ, & SCHNEUWLY, (2004). A escolha pelo gênero artigo de opinião se justifica por esse pertencer à tipologia argumentativa e por ser o gênero que é mais trabalhado no 9º ano. Finalizadas as primeiras etapas (entrevista, coleta dos textos produzidos), analisamos os principais problemas encontrados nos textos produzidos com base nos trabalhos de PÉCORA (1992); PEREIRA (1990) e LEMLE (2005). Ao final deste trabalho, sugerimos uma proposta de intervenção, com exercícios epilinguísticos, no intuito de melhorar alguns aspectos apontados nos textos recolhidos.pt
dc.description.abstractWorking Textual Production in the classroom involves several factors such as: production context, knowledge of the genre and structure, construction of repertoire, readings, among others. It fits in with these the fact that many students do not want to write, due to the various reasons: not having what to say, not having motivation to write and not mastered written language. Based on these factors and intending to seek possible solutions to the problems raised, the general objective of this paper is to present the development of a Didactic Sequence whose final product is the written production of an opinion article applied in two ninth grade rooms in a school of Public Network of the State of São Paulo, with the purpose of discovering what are the difficulties that students present when producing an opinion article. In the course of this didactic sequence students were offered some controversial themes and promoted a debate. After this stage, the students conducted an interview outside the school environment, with the intention of gathering different opinions and arguments about the themes they chose, so that they could use them in their texts or refute them. The work developed was based on the foundations of Textual Linguistics, with the text as object of work. We also start from the definition of Mikhail Bakhtin (2011), on discursive genres. To develop the research, we use the interactive (dialogical) conception of language and language. The applied Didactic Sequence was based on the works of DOLZ, NOVERRAZ, & SCHNEUWLY, (2004). The choice by the genre of opinion article is justified because it belongs to the argumentative typology and because it is the genre that is most worked in the 9th year. After the first steps (interview, collection of texts produced), we analyze the main problems found in the texts produced based on the works of PÉCORA (1992); PEREIRA (1990) and LEMLE (2005). At the end of this work, we suggest a proposal of intervention, with epilingual exercises, in order to improve some aspects pointed out in the texts collectedpt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId5649500
dc.identifier.aleph000900475
dc.identifier.capes33004048019P1
dc.identifier.lattes7873260456886284
dc.identifier.orcid0000-0001-9445-6874
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153681
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGênero discursivo.pt
dc.subjectSequência didática.pt
dc.subjectProdução textual.pt
dc.subjectArtigo de opinião.pt
dc.titleO trabalho com o gênero "Artigo de Opinião" no 9º ano do Ensino Fundamentalpt
dc.title.alternativeWork with the genre "Opinion Article" in the 9th year of Elementary Schoolpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7873260456886284
unesp.advisor.orcid0000-0001-9445-6874
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaNão constapt

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