Logotipo do repositório
 

Publicação:
As TICs no processo de formação de professores de língua estrangeira: crenças de uma professora e de seus alunos de graduação

dc.contributor.advisorNorte, Mariangela Braga [UNESP]
dc.contributor.authorAtayde, Rodrigo Florêncio de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:56Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:56Z
dc.date.issued2010-06-28
dc.description.abstractA presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve por objetivo observar nas relações que graduandos e professores estabelecem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), suas crenças em relação ao uso das TICs durante o processo de formação de professores de língua estrangeira. Para tanto, buscamos no curso de Letras a disciplina Laboratório de Línguas como ambiente para levantamento das crenças dos graduandos e da professora em relação ao discurso e ao uso das TICs. Buscou-se, também, propiciar à professora e aos alunos participantes atividades práticas com propósito de observar possíveis mudanças das crenças dos envolvidos em relação ao discurso e ao uso das TICs. Assim, adotamos uma abordagem contextual (Barcelos, 2001) para o estudo das crenças e, para tal, o contexto histórico, político, ideológico, cultural e social dos envolvidos. A coleta de dados ocorreu durante a disciplina Laboratório de Línguas ministradas no curso de Letras durante dois semestres de trinta e seis horas aulas cada. Os participantes desta pesquisa foram 16 alunos da disciplina e a professora que ministrou as aulas. Como instrumento para coleta de dados recorrermos à aplicação de questionários, autobiografias, entrevistas semi-estruturadas realizada com os alunos e com a professora todas gravadas em áudio, observação de aulas, sessão de visionamento, diário do pesquisador, gravação de aulas em vídeo e áudio. Os dados revelam que os graduandos e a professora possuem crenças em comum relação à disciplina Laboratório de Línguas, pois ora reconhecem a importância das TICs numa sociedade altamente tecnológica, ora apresentam contradições entre discurso e prática em relação e ao uso das TICs. No entanto, é possível notar mudanças positivas nos discurso que apontam mudanças nas relações dos graduandos e da professora frente às TICspt
dc.description.abstractThe present research by qualitative nature had the aim to observe the relations of the pupils and professors establish with the Information and Communication Technologies (ICT), their beliefs regarding to the use of ICTs during the graduation process as a Foreign Language Teachers. Therefore, we searched in the Language Degree course the Language Laboratory discipline as environment to raising the pupils and professor beliefs in relation to the speech and use of ICTs. We searched as well, provide to the professor and pupils practice activities with the purpose to observe possible changes in the students‟ beliefs regarding to the speech and use of ICTs. Thus, we adopted a contextual approach (Barcelos, 2001) to the study of beliefs and the historical, political, ideological, cultural and social context of the students. The data were collected during the Language Laboratory disciplines taught in the Language Degree course during two semesters of thirty six hours each. The participants of this research were sixteen students of this discipline and the teacher that taught them. The data were collected through questionnaires, autobiography, semi-structured interviews realized with the pupils and professor all recorded in audio, observation in class, viewing sessions, researcher diary, and audiovisual classes recordings. Data reveals that the pupils and professor have their own beliefs in common relation to the Language Laboratory discipline; therefore they know the importance of ICTs in a highly technological society, and however they present contradictions between speech and practice in relation and use of ICTs. Nevertheless, it is possible to notice positive changes in the speech that points to changes in the student and professor‟s relation front ICTsen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent119 f. + Apêndices.
dc.identifier.aleph000622661
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationATAYDE, Rodrigo Florêncio de. As TICs no processo de formação de professores de língua estrangeira: crenças de uma professora e de seus alunos de graduação. 2010. 119 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
dc.identifier.fileatayde_rf_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes9413552975261557
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91182
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectComunicação na tecnologiapt
dc.subjectInovações tecnologicaspt
dc.subjectEfeitos de inovações tecnológicas - Estudo e ensino (Superior)pt
dc.subjectLíngua estrangeira - Formação de professorespt
dc.subjectTecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) - Usos e crençaspt
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT)en
dc.subjectForeign language and beliefsen
dc.titleAs TICs no processo de formação de professores de língua estrangeira: crenças de uma professora e de seus alunos de graduaçãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9413552975261557
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaAbordagens pedagógicas para o ensino de linguagenspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
atayde_rf_me_mar.pdf
Tamanho:
601.99 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format