Publication: Efeitos de intervenções educativas na autoeficácia materna em amamentar: uma revisão integrativa
Loading...
Date
Authors
Advisor
Carvalhaes, Maria Antonieta Barros Leite 

Minharro, Michelle Cristine de Oliveira
Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Enfermagem - FMB
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso restrito
Abstract
Abstract (portuguese)
Introdução: O aleitamento materno, prática essencial para o desenvolvimento de uma criança, é influenciado pelo contexto social, econômico, cultural e por fatores em âmbito familiar e individual. Dentre estes últimos, está a autoeficácia em amamentar. Existem estudos sobre fatores a ela associados e intervenções dirigidas a aumentá-la têm sido testadas, com resultados diversos, segundo revisão da literatura que incluiu os estudos publicados até 2017. Desde então novos estudos foram conduzidos, sendo atualizar esta literatura o foco do presente projeto.
Objetivo: Analisar, com base na literatura publicada no período de janeiro de 2017 a maio de 2022, os tipos e efeitos de intervenções educativas dirigidas a aumentar a autoeficácia materna em amamentar.
Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, metodologia que permite sintetizar o conhecimento científico acerca de determinado assunto. A busca pelos estudos publicados foi realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/ PUBMED); Scientific Electronic Library Online (SCIELO, Brasil). Determinou-se como período de abrangência de janeiro de 2017 até maio de 2022. Para a coleta de dados, realizou-se a leitura na integra do título e do resumo dos artigos, em inglês ou português, em etapa conduzida por dois pesquisadores independentes. Os dados coletados foram: autores e local do estudo, objetivo, tipo de estudo, número de participantes, tipo de intervenção, principais resultados sobre a autoeficácia materna em amamentar e a duração da amamentação, quando disponível, e principais conclusões. Toda a condução do estudo seguiu as diretrizes da estratégia PRISMA.
Resultados: Foram incluídos nove estudos, todos com delineamento de ensaio clínico controlado, apenas cinco randomizados. As intervenções foram muito diversas, utilizando-se desde contatos individuais ou em grupo e estratégias variadas, como: ligações telefônicas, aplicativos para celular, atendimentos presenciais, seja em unidade básica de saúde ou em consultas de pré-natal em hospital, visitas domiciliares e rodas de conversa. Um estudo desenvolveu um álbum seriado chamado “Eu posso amamentar o meu filho” e o testou no alojamento conjunto de uma maternidade. As intervenções educativas analisadas pelos estudos incluídos nessa revisão apontaram resultados positivos, expressos em geral pelo aumento do escore de autoeficácia materna.
Conclusão: Em conjunto, os resultados dos estudos analisados reforçam evidências prévias de que a autoeficácia materna em amamentar é passível de aumento por ações dos serviços e profissionais de saúde e apoiam a inserção rotineira de ações neste sentido na atenção pré e pós-natal.
Abstract (english)
Introduction: Breastfeeding, an essential practice for a child's development, is influenced by the social, economic, cultural context and by factors at the family and individual level. Among the latter is self-efficacy in breastfeeding. There are studies on factors associated with it and interventions aimed at increasing it have been tested, with different results, according to a literature review that included studies published up to 2017. Since then, new studies have been conducted, with updating this literature being the focus of this project .
Objective: To analyze, based on the literature published from January 2017 to May 2022, the effects of educational interventions on maternal self-efficacy in breastfeeding.
Methods: This is an integrative literature review, a methodology that allows synthesizing scientific knowledge about a given subject. The search for published studies was carried out in the databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PUBMED); Scientific Electronic Library Online (SCIELO, Brazil). The coverage period was determined from January 2017 to May 2022. For data collection, the full title and abstract of the articles were read, in English or Portuguese, in a step conducted by two independent researchers. Data collected were: authors and study site, objective, type of study, number of participants, type of intervention, main results on maternal self-efficacy in breastfeeding and duration of breastfeeding, when available, and main conclusions. The entire conduction of the study followed the guidelines of the PRISMA strategy.
Results: Nine studies were included, all with a controlled clinical trial design only five randomized. Interventions were very diverse, using individual or group contacts and varied strategies, such as: phone calls, mobile applications, presential appoints, whether in a basic health unit or in prenatal consultations in a hospital, home visits and moments of conversation. One study developed a flipchart called “I can breastfeed my child” and tested it in the rooming-in of a maternity hospital. The educational interventions analyzed by the studies included in this review showed positive results, expressed in general by the increase in the maternal self-efficacy score.
Conclusion: Taken together, these results reinforce previous evidence that maternal self-efficacy in breastfeeding can be increased by actions taken by health services and professionals and support the routine inclusion of such actions in pre- and postnatal care.
Description
Keywords
Aleitamento materno, Autoeficácia, Intervenção, Breastfeeding, Self Efficacy, Intervention
Language
Portuguese