Logotipo do repositório
 

Publicação:
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.

dc.contributor.advisorSilva, Flávia Souza Machado da [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Douglas Vinicius Rosato [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-03-13T19:05:51Z
dc.date.available2018-03-13T19:05:51Z
dc.date.issued2018-03-02
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentado um estudo sobre funções afim e quadrática e resolução de situações-problema através do uso de programação, tendo como público alvo os estudantes do último ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. Atualmente, notamos no ensino básico apatia e desmotivação por parte dos estudantes, por não julgarem necessário o que aprendem na escola e, principalmente, ao encarar as dificuldades apresentadas em Matemática. Partindo dessa premissa, objetiva-se apontar uma ligação direta entre resolução de situações-problema e programação, e abordar de forma interativa e atraente uma maneira de adquirir as habilidades necessárias nessas duas áreas. Utilizando o software Scratch para resolver as atividades propostas sobre funções afim e quadrática, conseguimos cativar o interesse dos estudantes e atingimos maior participação em sala de aula, por meio de atividades diferenciadas e criativas. Incluem-se ainda os benefícios de aprender a programar, que é considerada uma habilidade essencial para o futuro.pt
dc.description.abstractIn this work, it is presented a study on linear and quadratic functions and problem-solving through the use of programming, focusing on the students of the last year of elementary school and the first year of high school. Nowadays we notice apathy and demotivation from the students in the basic education due to their belief that what they learn in the school is unnecessary and, mainly, when facing the usual difficulties concerning Mathematics. Based on this premise, this work aims to point out a direct link between problem-solving and programming, interactively and attractively approaching a way to acquire the necessary skills in these two areas. Using the Scratch software to solve the proposed activities on linear and quadratic functions, we were able to captivate students' interest and achieve greater participation in the classroom through differentiated and creative activities. It also includes the benefits of learning how to program, which is considered an essential skill for the future.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000898149
dc.identifier.capes31075010001P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153005
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFunção afimpt
dc.subjectFunção quadráticapt
dc.subjectSoftware Scratchen
dc.subjectSituações problemapt
dc.subjectLinear functionsen
dc.subjectQuadratic functionen
dc.subjectScratch softwareen
dc.subjectProblem-solvingen
dc.titleProgramação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.pt
dc.title.alternativeProgramming in aid of problem-solving and an approach to teaching linear and quadratic functions.en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2pt
unesp.knowledgeAreaMatemática do ensino superiorpt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
costa_dvr_me_sjrp.pdf
Tamanho:
1.86 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: