Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência

dc.contributor.authorZanote, Marco Aurélio
dc.contributor.authorManzini, Eduardo José [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:38Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:38Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractProfessional competence can be one of the paths for the insertion of the disabled students in the labor market. This study evaluated the development of skills from the perspective of five learners with disabilities, their tutors and teachers. The survey was conducted in a non-governmental organization that had a range of 32 skills to be taught. The assessment revealed that some of the skills improve with provided training, others remained at the same level and only one decreases its score. It is possible to conclude that the learning program contributed to the development of the skills, which may mean the inclusion of young people in the labor market.en
dc.description.abstractA competência profissional pode ser um dos caminhos para a inserção do aprendiz com deficiência no mercado de trabalho. O presente estudo avaliou o desenvolvimento de competências profissionais na perspectiva de cinco aprendizes com deficiência, seus tutores e professores. A pesquisa foi realizada em uma organização não governamental que possuía uma matriz de 32 competências a serem desenvolvidas. A avaliação revelou que algumas das competências melhoram com o treinamento oferecido, outras se mantiveram no mesmo nível e apenas uma diminui o seu escore. Conclui-se que o programa de aprendizagem contribuiu para o desenvolvimento de competências, o que pode significar a inclusão desses jovens no mercado de trabalho.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent337-356
dc.identifierhttp://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=1016
dc.identifier.citationQuaestio, v. 14, n. 2, p. 337-356, 2012.
dc.identifier.fileISSN15182886-2012-14-02-337-356.pdf
dc.identifier.issn1518-2886
dc.identifier.lattes9155295594995876
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114985
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofQuaestio
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducacao Especialpt
dc.subjectProfissionalização do deficientept
dc.titleAvaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiênciapt
dc.title.alternativeEvaluation of professional skills of apprentices with disabilitiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9155295594995876
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN15182886-2012-14-02-337-356.pdf
Tamanho:
303.05 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format