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O incentivo cultural como política de estado na Coréia do Sul: soft power e diplomacia cultural sul-coreana no contexto da Onda Coreana.

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Orientador

Passos, Rodrigo Duarte Fernandes dos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Franca - FCHS - Relações Internacionais

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A questão central é: como compreender os benefícios do uso de uma política de desenvolvimento cultural para a promoção da imagem nacional no exterior, no âmbito do contexto particular da Coreia do Sul nos anos 90? O período mencionado foi de redemocratização, crise financeira e necessidade de construir uma concisa pauta de exportação. Neste momento, um projeto de Estado visando transformar sua indústria do entretenimento em produto internacional atrativo, surge. A hipótese defendida é de que este foi o primeiro passo daquilo que, posteriormente, resultará na chamada “Onda Coreana” (Hallyu), na qual, produtos da cultura pop sul-coreana, caso do k-pop, filmes, k-dramas (séries televisivas), videogames, entram, constantemente, em grandes fluxos nos mais diversos países. Assim, utilizando da Hallyu como caso prático, empregaremos o conceito de “soft power” (Joseph S. Nye) para explicar o sucesso da Coreia do Sul no meio internacional. Como a institucionalização da cultura como uma política governamental pode levar ao exponencial crescimento de uma nação, em termos de prestígio, diante da comunidade internacional, tornando-se um ator de maior influência dentro da própria Ordem. Partiremos do pressuposto que o desenvolvimento econômico e cultural simultâneos, no caso sul-coreano, foi possível dada associação estabelecida entre a Hallyu e o Soft Power.

Resumo (inglês)

The central question is: how to comprehend the advantages in the use of a cultural development politic for the promotion of the national image at the international level, within the scope of the particular South Korean 90s context? The mentioned period was of redemocratization, financial crisis and necessity of building a strong exportation market. At this moment, a State Project aiming the transformation of the entertainment industry in an attractive international product, emerges. The defended hypothesis is that this was the first step of what will later result in the so-called "Korean Wave" (Hallyu), in which south-korean pop culture products, like k-pop, movies, k-dramas (television series), video games, are constantly entering, in big fluxes, at the most diverse countries. Thereby, using "Hallyu" as the practical case, the concept of "soft power" (Joseph S. Nye) will be used to explain the success of South Korea on the international field. How cultural institutionalization as a political government tool can lead to an exponential growth of a nation, in terms of prestige, inside the international community, becoming an actor of greater influence within the Global Order. We will start from the assumption that the simultaneous economic and cultural development, in the South Korean case, was possible due to the association established between The Korean Wave and Soft Power.

Descrição

Palavras-chave

Soft Power, Política Exterior, Política Cultural, Diplomacia Cultural, Arte Asiática

Idioma

Português

Citação

FRANÇA, Helena Lucchesi. O incentivo cultural como política de estado na Coreia do Sul: soft power e diplomacia cultural sul-coreana no contexto da Onda Coreana. Orientador: Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais ) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2025.

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