Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola

dc.contributor.authorRosário, Luís Fernando Rocha [UNESP]
dc.contributor.authorDarido, Suraya Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:31:56Z
dc.date.available2021-07-14T10:31:56Z
dc.date.issued2012-12
dc.description.abstractThe purpose of this study was to investigate the relations between the contents of History and Science and Physical Education (PE) at school. Therefore, an effort was made to set principles to establish the sequence of contents for the 6t h to 9t h grades, and at the same time assuring the integration of PE to the school's political pedagogical proposal. The results demonstrate that those documents present a set of knowledge that offers possibilities to systematize the PE contents at school and show that the participation of PE teachers and their knowledge about books adopted is essential to build the political pedagogical proposal. Moreover, teachers from other disciplines should be aware of Physical Education specific knowledge and its value to school projects. This approach could lead to reflections on how to organize the contents while taking advantage of this work.en
dc.description.abstractEl propósito de este estudio fue investigar la relación entre el contenido de las disciplinas de Historia y Ciencias con de la Educación Física. Por lo tanto, hemos tratado de señalar principios para la organización de contenidos como los ciclos escolares a partir del 6 º al 9 º grado, lo que asegura su integración con el proyecto político pedagógico. Los resultados mostraron que los libros de otras disciplinas ayudan a sistematizar los contenidos de la educación física en la escuela y el maestro es crucial que participen en el desarrollo de los proyectos de enseñanza políticos y pedagógicos, además de conocer los libros de texto aprobados por la escuela. Asimismo, es importante aclarar a otros profesores del cuerpo específico de conocimiento de la educación física y su papel en proyectos de la escuela, lo que permite la reflexión sobre la forma de organizar el contenido y la información sobre la manera de hacer este trabajo.es
dc.description.abstractO propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent691-704
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000400013
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP, Brazil: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, v. 26, n. 4, p. 691-704, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1807-55092012000400013
dc.identifier.fileS1807-55092012000400013.pdf
dc.identifier.issn1807-5509
dc.identifier.issn1981-4690
dc.identifier.scieloS1807-55092012000400013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211940
dc.language.isopor
dc.publisherEscola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Física e Esporte
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectSchoolbooken
dc.subjectPrinciples of teachingen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectLivro didáticopt
dc.subjectPrincípios de ensinopt
dc.subjectCurrículopt
dc.titleOs conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escolapt
dc.title.alternativeContents of history and science disciplines and their relation to the organization of physical education curriculum in schoolen
dc.title.alternativeContenidos de los cursos de historia y de la ciencia y sus relaciones con la organización del currículo de educación física en la escuelaes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1807-55092012000400013.pdf
Tamanho:
345.07 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções