Publicação:
Representatividade das redes sociais no processo educacional: potencialidades dos grupos virtuais como ferramentas de ensino-aprendizagem no Ensino Médio

dc.contributor.authorRibeiro, Allan Victor [UNESP]
dc.contributor.authorSouza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:24Z
dc.date.available2016-03-02T13:00:24Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractOne tool that has been in evidence, especially among young people, is Facebook. It can be classified as a synchronous communication tool that allows communities of people with similar interests to discuss and exchange experiences in real time, promoting the sharing of information and the creation of collective knowledge, even if they being in different parts of the globe. In this paper we show that Facebook can be used as an educational tool to aid the work done in the classroom and the impact of creating closed groups in online social networking for educational purposes. The survey was conducted with a group of students at a private school in Bauru/SP. We investigated the interaction profile of students with a closed group created on Facebook and through a questionnaire analyzed whether students use virtual environments for personal or educational. The survey reveals students perceptions about relevant aspects and the potential use of this tool as teaching-learning strategyen
dc.description.abstractUna herramienta que se ha destacado, sobre todo entre los jóvenes, es el Facebook. Él puede ser clasificado como una herramienta de comunicación síncrona que permite a las comunidades de personas con intereses similares discutir e intercambiar experiencias en tiempo real, promoviendo el intercambio de información y la creación de conocimiento colectivo, a pesar de ellos estar en diferentes partes del mundo. En este trabajo se muestra que Facebook puede ser utilizado como una herramienta educativa para ayudar al trabajo realizado en el aula y el impacto de la creación de grupos cerrados de las redes sociales con fines educativos. La investigación se llevó a cabo con un grupo de estudiantes en una escuela privada en la ciudad de Bauru/SP. Se investigó el perfil de interacción de los estudiantes con un grupo cerrado creado en Facebook y a través de un cuestionario se analizó si los estudiantes utilizan entornos virtuales con fines personales o educativos. La investigación revela la percepción de los estudiantes acerca de los aspectos relevantes y el uso potencial de esta herramienta, como estrategia de enseñanza y aprendizaje.es
dc.description.abstractUma ferramenta que tem estado em evidência, principalmente entre os jovens, é o Facebook. Este pode ser classificado como uma ferramenta de comunicação síncrona que permite que comunidades de pessoas com os mesmos interesses discutam e troquem experiências em tempo real, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo, mesmo estando elas em diferentes partes do globo. Neste artigo mostramos que o Facebook pode ser utilizado como uma ferramenta educacional de auxilio ao trabalho desenvolvido em sala de aula e o impacto da criação de grupos fechados nas redes sociais para fins educacionais. A pesquisa foi realizada com um grupo restrito de estudantes de uma escola particular da cidade de Bauru/SP. Investigamos o perfil de interação dos estudantes com um grupo fechado criado no Facebook e por meio de um questionário, analisamos se os alunos utilizam os ambientes virtuais para fins pessoais ou didáticos. A pesquisa revela a percepção dos estudantes acerca de aspectos relevantes e as potencialidades da utilização desta ferramenta como estratégia de ensino-aprendizagem.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, Rua Roberto Simonsen, Centro Educacional, CEP 19060900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, Rua Roberto Simonsen, Centro Educacional, CEP 19060900, SP, Brasil
dc.format.extent589-599
dc.identifierhttp://gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/606
dc.identifier.citationRevista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 1, n. Especial, p. 589-599, 2013.
dc.identifier.issn1982-4785
dc.identifier.lattes9240823312105954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135262
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica Gestão & Saúde
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectInformation and communication technologyen
dc.subjectOnline social networkingen
dc.subjectTeaching learning processen
dc.subjectTecnologías de la información y la comunicaciónes
dc.subjectRedes socialeses
dc.subjectProceso de enseñanza y aprendizajees
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt
dc.titleRepresentatividade das redes sociais no processo educacional: potencialidades dos grupos virtuais como ferramentas de ensino-aprendizagem no Ensino Médiopt
dc.title.alternativeRepresentation of online social networks in the educational process: potentialy of virtual groups as tools for teachinglearning in high schoolen
dc.title.alternativeRepresentación de las redes sociales en el proceso educativo: la potencialidad de grupos virtuales como herramientas de enseñanza-aprendizaje en la educación secundariaes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9240823312105954
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentFísica, Química e Biologia - FCTpt

Arquivos