Logotipo do repositório
 

Publicação:
Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura

dc.contributor.authorSilva, Isabella Bonamigo Da
dc.contributor.authorLindau, Tâmara Andrade
dc.contributor.authorGiacheti, Célia Maria
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos
dc.contributor.institutionInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:50Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:50Z
dc.date.issued2017-02-01
dc.description.abstractABSTRACT Prematurity is considered a risk factor for the overall development of children, especially of the spoken language. The current study had as purpose to introduce a bibliographic review about assessment instruments of spoken language in preschoolers born premature, used in scientific research nationally, and to contrast the results of this assessment. We selected eleven articles and eight assessment instruments related to the spoken language skills of preschoolers born premature. Out of these eight instruments, six of them are international adapted for the Brazilian culture, and two of them were built by Brazilians researchers. Among the instruments used in Brazil, there are: two scales and one screening instrument; one observation protocol; two assessment instruments of specific skills (i.e., vocabulary, fluency); and two for assessment of the receptive and expressive skills. The results of the evaluations revealed that preschool children born preterm might show changes in the spoken language. It is emphasized that, despite previous researches, the dimension of the linguistic problems of the development of children born premature still must be studied, considering the heterogeneity of this population.en
dc.description.abstractRESUMO A prematuridade é considerada um fator de risco para o desenvolvimento global de crianças, sobretudo da linguagem falada. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros, utilizados em investigações científicas em âmbito nacional, e destacar os resultados dessas avaliações. Onze artigos foram selecionados, os quais utilizaram 8 instrumentos para a avaliação de habilidades relacionadas à linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros. Destes 8 instrumentos, 6 são internacionais adaptados para a cultura brasileira e 2 construídos por pesquisadores brasileiros. Dentre os instrumentos utilizados no Brasil têm-se: duas escalas e um instrumento de triagem; um protocolo de observação; dois instrumentos para avaliação de habilidades específicas; e dois para avaliação dos níveis receptivo e expressivo. Em relação aos resultados das avaliações observou-se que pré-escolares nascidos prematuros podem apresentar alterações na linguagem falada. Destaca-se que, apesar das investigações já realizadas, a dimensão dos problemas linguísticos a respeito do desenvolvimento de crianças nascidas prematuras ainda deve ser objeto de estudo, considerando a heterogeneidade desta população.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos
dc.description.affiliationInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent90-98
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719112416
dc.identifier.citationRevista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 19, n. 1, p. 90-98, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/1982-0216201719112416
dc.identifier.fileS1516-18462017000100090.pdf
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.scieloS1516-18462017000100090
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157762
dc.language.isopor
dc.publisherABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectLanguageen
dc.subjectLanguage Testsen
dc.subjectInfant, Prematureen
dc.subjectPremature Birthen
dc.subjectChild, Preschool.en
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectTestes de Linguagempt
dc.subjectLactentept
dc.subjectPrematuropt
dc.subjectNascimento Prematuropt
dc.subjectPré-Escolarpt
dc.titleInstrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literaturapt
dc.title.alternativePreschool preterm infants’ oral language assessment instruments: a literature reviewen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2331180822532901[3]
unesp.author.orcid0000-0001-9691-4672[3]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-18462017000100090.pdf
Tamanho:
357.2 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções