Logo do repositório

A mulher professora no ensino superior privado: representações sobre a tríade trabalho-gênero-vida pessoal e os impactos na produção de sofrimento psíquico

dc.contributor.advisorBrabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP].
dc.contributor.authorCozza, Joicimar Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista- Campus de Marília
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-10-03T20:09:21Z
dc.date.issued2025-08-28
dc.description.abstractA docência configura-se como uma profissão marcada por elevados níveis de estresse, especialmente entre mulheres, em razão das desigualdades de gênero que atravessam sua trajetória profissional e pessoal. As múltiplas jornadas, que envolvem a conciliação entre trabalho acadêmico, responsabilidades domésticas e familiares, contribuem significativamente para o desenvolvimento de sofrimento psíquico. Este estudo teve como objetivo analisar as representações de professoras universitárias sobre o trabalho, a multijornada e seus impactos na produção de sofrimento psíquico ao longo da carreira docente. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas qualitativas semi-dirigidas, cujos dados foram analisados com base no referencial metodológico de Minayo, utilizando a análise de conteúdo em abordagem sistemática e reflexiva, articulada à análise temática e ao contexto sociocultural das participantes. As entrevistas foram realizadas com professoras de cursos de graduação de uma universidade privada, permitindo identificar manifestações de sofrimento psíquico associadas à sobrecarga de trabalho e às demandas impostas pelas desigualdades de gênero. Os resultados evidenciaram a relação entre a tríade trabalho-gênero-adoecimento, destacando as conexões entre o exercício da docência, a vida pessoal e a exaustão emocional. A pesquisa revelou ainda a necessidade de ações institucionais que enfrentem o problema de forma estruturada, superando a responsabilização individual das mulheres por condições adversas que são, em sua essência, coletivas e estruturais. O ineditismo da presente Tese reside no aprofundamento das experiências subjetivas das docentes a partir da escuta sensível proporcionada pelas entrevistas em profundidade, o contato íntimo com as professoras, pela necessidade de cultivar um vínculo para as conversas durante a coleta de dados, o que possibilitou um olhar ampliado sobre o sofrimento psíquico na educação superior.pt
dc.description.abstractTeaching is characterized as a profession marked by high levels of stress, particularly among women, due to gender inequalities that permeate both their professional and personal trajectories. The multiple roles they are required to perform—balancing academic work with domestic and family responsibilities—significantly contribute to the development of psychological distress. This study aimed to analyze the representations of female university professors regarding their work, multiple workloads, and the impacts on the production of psychological suffering throughout their academic careers. The research was conducted through semi-structured qualitative interviews, and data were analyzed using Minayo’s methodological framework, which employs a systematic and reflective approach to content analysis, combined with thematic analysis and consideration of the participants’ sociocultural contexts. Interviews were conducted with female professors from undergraduate programs at a private university, enabling the identification of signs of psychological distress linked to work overload and the demands arising from gender inequalities. The results revealed the interplay of the triad work-gender-illness, highlighting the connections between teaching, personal life, and emotional exhaustion. The research also underscored the need for institutional actions that address this issue in a structured way, moving beyond the individualization of women's suffering, which is rooted in collective and structural conditions. The originality of this dissertation lies in its in-depth exploration of the subjective experiences of female professors through the sensitive listening enabled by in-depth interviews and the relational bond established during data collection, offering a broadened understanding of psychological suffering in higher education.en
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationCOZZA, Joicimar Cristina. A mulher professora no ensino superior privado: representações sobre a tríade trabalho-gênero-vida pessoal e os impactos na produção de sofrimento psíquico. 2025. 126 fls. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.pt
dc.identifier.lattes1650718393534298
dc.identifier.orcid0000-0003-0053-4339
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/314084
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMulheres professoraspt
dc.subjectProfessoraspt
dc.subjectEducação superiorpt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectExaustão emocionalpt
dc.subjectFadiga mentalpt
dc.subjectEsgotamento profissionalpt
dc.subjectSofrimento psíquicopt
dc.subjectEducation, Higheren
dc.subjectMental fatigueen
dc.subjectWomen teachersen
dc.titleA mulher professora no ensino superior privado: representações sobre a tríade trabalho-gênero-vida pessoal e os impactos na produção de sofrimento psíquicopt
dc.title.alternativeThe female professor in private higher education: representations on the work-gender-personal life triad and the impacts on the production of psychological sufferingen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationd6c1c1ff-a2da-40e6-bad4-16f10462dba8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd6c1c1ff-a2da-40e6-bad4-16f10462dba8
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaPolíticas educacionais, gestão de sistemas e organizações, trabalho e movimentos sociaispt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cozza_jc_dr_mar.pdf
Tamanho:
1.54 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: