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Publicação:
O "riso maquiavélico": comicidade e derrisão moral em A mandrágora

dc.contributor.advisorCintra, Wagner Francisco Araujo [UNESP]
dc.contributor.authorValverde, Michel Farah
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-01-20T13:06:40Z
dc.date.available2021-01-20T13:06:40Z
dc.date.issued2020-11-30
dc.description.abstractA presente dissertação aborda a composição dos elementos cômicos na obra dramatúrgica A mandrágora, de Nicolau Maquiavel. O que está em destaque neste estudo é a relação entre a comédia e a moral, tendo como enfoque específico a controvérsia maquiaveliana ao ideal de moralidade herdado da filosofia tradicional e retomada sob nova perspectiva no pensamento cristão medieval, ancorada principalmente na noção de virtude, subvertida nos escritos do filósofo florentino. O proposto estudo pretende compreender com minúcias essa transição de valores representada com ironia pelo texto dramatúrgico, tendo como pressuposto a eficiência e preponderância da comédia na averiguação dos hábitos humanos frágeis e decaídos, em vias de mutação, e na contribuição que a comédia proporciona para a observância dos rumos da modernidade e da transição de valores, nas quais o teatro é um interlocutor privilegiado.pt
dc.description.abstractThe present dissertation approaches the composition of the comic elements in the play The Mandrake, by Nicolau Machiavelli. What is highlighted in this study is the relationship between comedy and morality, with a specific focus on the Machiavellian controversy on the ideal of morality inherited from traditional philosophy and retaken taken up under a new perspective in medieval Christian thought, anchored mainly in the notion of virtue, subverted in writings of the Florentine philosopher. The proposed study intends to understand in detail the transition of values represented with irony by the dramaturgical text, based on the efficiency and preponderance of comedy in the investigation of fragile and declining human habits, in the process of mutation, and in the contribution that comedy provides for the observance of the paths of modernity and the transition of values, in which the theater is a privileged interlocutoren
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202405
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMaquiavelpt
dc.subjectRisopt
dc.subjectDramaturgiapt
dc.subjectComédiapt
dc.subjectMoralpt
dc.subjectVirtudept
dc.subjectDerrisãopt
dc.subjectMachiavellien
dc.subjectLaughteren
dc.subjectDramaturgyen
dc.subjectComedyen
dc.subjectMoralen
dc.subjectVirtueen
dc.subjectDerisionen
dc.titleO "riso maquiavélico": comicidade e derrisão moral em A mandrágorapt
dc.title.alternative"Machiavellian laughter": comicality and moral defeat in The Mandrakeen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstéticas e Poéticas Cênicaspt

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