Publicação: O binarismo dos pronomes demonstrativos no século XX: este vs. aquele ou esse vs. aquele?
dc.alternative | ||
dc.alternative | ||
dc.contributor.advisor | Berlinck, Rosane de Andrade [UNESP] | |
dc.contributor.author | Marine, Talita de Cássia [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-03-10T14:46:01Z | |
dc.date.available | 2023-03-10T14:46:01Z | |
dc.date.issued | 2004-03-30 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos um estudo descritivo-comparativo dos demonstrativos este, esse e aquele conforme ocorrem na língua oral escrita de indivíduos paulistas, a partir de um corpus constituído por duas modalidades jornalísticas: jornais do século XIX e início do século XX, e revistas femininas do século XX. Algumas pesquisas acerca do sistema pronominal dos demonstrativos, como as de Câmara Júnior (1970), Castilho (1978, 1993), Pavani (1987) e Roncarati (2003) apontam para um sistema binário, marcado pelo maior uso da forma esse no século XX. No entanto, em pesquisa acerca do sistema dos pronomes demonstrativos nos anúncios do século XIX e início do século X X constatei superior predominância da forma este. Partindo do pressuposto de que o sistema dos pronomes demonstrativos do português do Brasil sofreu uma redução, deixando de ser ternário para tornar-se binário, no qual a verdadeira oposição entre os termos passa a ser este/ esse vs. aquele, procuramos, além de identificar a forma vitoriosa entre as variantes de primeira (este) e segunda pessoas (esse), verificar quais são os possíveis motivos que levaram à redução do sistema, bem como o fenômeno motivador da forma vitoriosa. Cabe observar que o uso das variantes este e esse foi analisado a partir das funções substantiva e adjetiva e da relação de referência entre os demonstrativos e os elementos extralingüísticos (referência exofórica), bem como entre os demonstrativos e os elementos do próprio discurso (referência endofórica). Com o término do trabalho, pudemos concluir que o sistema dos pronomes demonstrativos está passando por um processo de especialização das formas em que temos a oposição este vs. aquele para marcar o uso dêitico, e esse vs. aquele para marcar o uso endofórico | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.identifier.capes | 33004030009P4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/242437 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Pronomes demonstrativos | pt |
dc.subject | Referência | pt |
dc.subject | Morfossintaxe | pt |
dc.subject | Linguística histórica | pt |
dc.subject | Língua portuguesa | pt |
dc.subject | Imprensa | pt |
dc.title | O binarismo dos pronomes demonstrativos no século XX: este vs. aquele ou esse vs. aquele? | pt |
dc.title.alternative | The binarism of demonstrative pronouns in the 20th century: este vs. aquele or esse vs. aquele? | EN |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR | pt |
unesp.knowledgeArea | Linguística e língua portuguesa | pt |
unesp.researchArea | Não consta | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- marine_tc_me_arafcl.pdf
- Tamanho:
- 6.88 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.99 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- marine_tc_me_autorizacao_arafcl.pdf
- Tamanho:
- 243.56 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: