Logotipo do repositório
 

Publicação:
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social

dc.contributor.authorDancosky, Andressa Kikuti
dc.contributor.authorRenó, Denis Porto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:04:19Z
dc.date.available2016-03-02T13:04:19Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThis article is part of the result of the Master's thesis of the author, guided by coauthor, and presents a theoretical and conceptual reflection on the representation of Technology in thematic sections Technology in four Brazilian newspaper sites. The fundamental hypothesis is that these editorials prioritize issues that meet market interests of companies in the sector and may be leaving out important social and cultural issues to the understanding of the relationship between technology and society. The study is itself oriented by prospects of journalistic theming and specialized journalism, from a quantitative analysis involving the websites from newspapers of Technology sections O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo and Correio Braziliense. The study confirms the hypothesis that representation of Technology in newspapers is primarily the marketing, have not corresponding to an expectation of social and cultural concept. In addition, it is noticed that the editorial in question do not have specialized journalism characteristics, despite of potential generated by thematic segmentation.en
dc.description.abstractEste artigo é fruto de parte da dissertação de Mestrado da autora, orientada pelo coautor, e apresenta uma reflexão teórico-conceitual sobre a representação da Tecnologia nas seções temáticas de Tecnologia nos sites de quatro jornais brasileiros. A hipótese fundamental é que essas editorias priorizam temas que atendem a interesses mercadológicos de empresas do setor, e podem estar deixando de lado questões sociais e culturais importantes para a compreensão da relação entre tecnologia e sociedade. O estudo se orienta em torno das perspectivas de tematização jornalística e do jornalismo especializado, a partir de uma análise quantitativa envolvendo os sites das seções de Tecnologia dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Correio Braziliense. O estudo permite confirmar a hipótese de que a representação da Tecnologia nos jornais é predominantemente mercadológica, não correspondendo a uma expectativa de conceito social e cultural. Além disso, percebe-se que as editorias em questão não possuem características de jornalismo especializado, apesar do potencial gerado pela segmentação temática.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent38-56
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56%20ISSN%202318-857X
dc.identifier.citationPauta Geral, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2015.
dc.identifier.doi10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56 ISSN 2318-857X
dc.identifier.fileISSN2318-857X-2015-02-01-38-56.pdf
dc.identifier.issn2318-857X
dc.identifier.lattes3280707979820725
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135765
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPauta Geral
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectJournalism on technologyen
dc.subjectThematizationen
dc.subjectSpecialized journalismen
dc.subjectJornalismo sobre tecnologiapt
dc.subjectTematizaçãopt
dc.subjectJornalismo especializadopt
dc.titleA representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito socialpt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.departmentComunicação Social - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2318-857X-2015-02-01-38-56.pdf
Tamanho:
212.7 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format