Publicação: Dimensões espaciais em Casa vazia, de Kim Ki-Duk
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bulhões, Marcelo Magalhães 

Coorientador
Pós-graduação
Comunicação - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A categoria espaço está inserida nas argumentações das artes desde os primórdios de seu entendimento como um todo. Teóricos que discutem as artes plásticas e o cinema, trazem inúmeras e férteis discussões sobre este tema. No cinema, todo e qualquer filme é considerado espaço-temporal (utilizam-se de técnicas de enquadramento, filmagem e montagem que proporcionam manipular estes dois elementos como um só, bem como a criação de um espaço como temporalidade pura). A presente pesquisa propõe avaliar como opera a categoria espaço no filme Casa Vazia (2004) de Kim Ki-Duk, uma vez que no filme o discurso cinematográfico parece manifestar questões do espaço urbano-social na contemporaneidade. Nesta dissertação o filme é utilizado com caráter operativo e exemplar para discutirmos a questão do espaço no cinema, alocado na própria constituição estrutural da narrativa, na relação entre forma cinematográfica e tema. No entanto, em Casa Vazia a questão do espaço se integra de modo mais visceral e direto na própria diegese; os personagens vivem situações em que a relação da solidão e do habitar íntimo da vida moderna é mediada pelo espaço. Esta dissertação compõe-se de duas partes em termos estruturais: a primeira possui natureza teórica e a segunda, analítica-interpretativa, na qual depreenderemos componentes importantes de cenas do filme Casa Vazia, com apontamentos possivelmente férteis para o enriquecimento da apreciação estética do filme. Como base teórica recorremos ao problema da representação do espaço, em autores como Marcel Martin, Éric Rohmer in Cristian Borges e Luiz Carlos de Oliveira. Para a análise fílmica, recorreremos a Laurent Jullier, Michel Marie e Jacques Aumont, entre outros.
Resumo (inglês)
The space category has been inserted in the arguments of the arts since the beginning of its understanding as a whole. Theorists who discuss fine arts and cinema, bring countless and fertile discussions on this topic. In cinema, any and all films are considered space-time (they use framing, filming and editing techniques that provide manipulation of these two elements as one, as well as the creation of a space as pure temporality). The present research proposes to evaluate how the space category operates in the film Casa Vazia (2004) by Kim Ki-Duk, since in the film the cinematographic discourse seems to manifest issues of the social-urban space in contemporary times. In this dissertation the film is used with an operative and exemplary character to discuss the issue of space in cinema, allocated in the very structural constitution of the narrative, in the relationship between cinematographic form and theme. However, in Casa Vazia the question of space is more viscerally and directly integrated into the diegesis itself; the characters live situations in which the relationship of solitude and the intimate living of modern life is mediated by space. This dissertation is composed of two parts in structural terms: the first is theoretical in nature and the second, analytical-interpretative, in which we will understand important components of scenes from the film Casa Vazia, with possibly fertile notes to enrich the aesthetic appreciation of the film. As a theoretical basis we resort to the problem of representation of space, in authors such as Marcel Martin, Éric Rohmer in Cristian Borges and Luiz Carlos de Oliveira. For film analysis, we will use Laurent Jullier, Michel Marie and Jacques Aumont, among others.
Descrição
Palavras-chave
Casa Vazia, Espaço fílmico, Análise interpretativa, 3-Iron, Film space, Interpretive analysis, Mise en scène
Idioma
Português