Logotipo do repositório
 

Publicação:
Dimensões espaciais em Casa vazia, de Kim Ki-Duk

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bulhões, Marcelo Magalhães

Coorientador

Pós-graduação

Comunicação - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A categoria espaço está inserida nas argumentações das artes desde os primórdios de seu entendimento como um todo. Teóricos que discutem as artes plásticas e o cinema, trazem inúmeras e férteis discussões sobre este tema. No cinema, todo e qualquer filme é considerado espaço-temporal (utilizam-se de técnicas de enquadramento, filmagem e montagem que proporcionam manipular estes dois elementos como um só, bem como a criação de um espaço como temporalidade pura). A presente pesquisa propõe avaliar como opera a categoria espaço no filme Casa Vazia (2004) de Kim Ki-Duk, uma vez que no filme o discurso cinematográfico parece manifestar questões do espaço urbano-social na contemporaneidade. Nesta dissertação o filme é utilizado com caráter operativo e exemplar para discutirmos a questão do espaço no cinema, alocado na própria constituição estrutural da narrativa, na relação entre forma cinematográfica e tema. No entanto, em Casa Vazia a questão do espaço se integra de modo mais visceral e direto na própria diegese; os personagens vivem situações em que a relação da solidão e do habitar íntimo da vida moderna é mediada pelo espaço. Esta dissertação compõe-se de duas partes em termos estruturais: a primeira possui natureza teórica e a segunda, analítica-interpretativa, na qual depreenderemos componentes importantes de cenas do filme Casa Vazia, com apontamentos possivelmente férteis para o enriquecimento da apreciação estética do filme. Como base teórica recorremos ao problema da representação do espaço, em autores como Marcel Martin, Éric Rohmer in Cristian Borges e Luiz Carlos de Oliveira. Para a análise fílmica, recorreremos a Laurent Jullier, Michel Marie e Jacques Aumont, entre outros.

Resumo (inglês)

The space category has been inserted in the arguments of the arts since the beginning of its understanding as a whole. Theorists who discuss fine arts and cinema, bring countless and fertile discussions on this topic. In cinema, any and all films are considered space-time (they use framing, filming and editing techniques that provide manipulation of these two elements as one, as well as the creation of a space as pure temporality). The present research proposes to evaluate how the space category operates in the film Casa Vazia (2004) by Kim Ki-Duk, since in the film the cinematographic discourse seems to manifest issues of the social-urban space in contemporary times. In this dissertation the film is used with an operative and exemplary character to discuss the issue of space in cinema, allocated in the very structural constitution of the narrative, in the relationship between cinematographic form and theme. However, in Casa Vazia the question of space is more viscerally and directly integrated into the diegesis itself; the characters live situations in which the relationship of solitude and the intimate living of modern life is mediated by space. This dissertation is composed of two parts in structural terms: the first is theoretical in nature and the second, analytical-interpretative, in which we will understand important components of scenes from the film Casa Vazia, with possibly fertile notes to enrich the aesthetic appreciation of the film. As a theoretical basis we resort to the problem of representation of space, in authors such as Marcel Martin, Éric Rohmer in Cristian Borges and Luiz Carlos de Oliveira. For film analysis, we will use Laurent Jullier, Michel Marie and Jacques Aumont, among others.

Descrição

Palavras-chave

Casa Vazia, Espaço fílmico, Análise interpretativa, 3-Iron, Film space, Interpretive analysis, Mise en scène

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação