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Publicação:
Existir e resistir - mulheres negras no graffiti: a produção cultural de Negahamburguer e Nenesurreal

dc.contributor.advisorFonseca, Dagoberto José [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Bianca Dantas Alves Gomes da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-08-20T13:56:33Z
dc.date.available2019-08-20T13:56:33Z
dc.date.issued2019-03-29
dc.description.abstractEssa dissertação tem como objetivo compreender de que modo as mulheres negras atuam no mundo do graffiti e quais as possíveis transformações presentes nesse campo majoritariamente ocupado por representações masculinizadas. Buscamos verificar como as relações de gênero se apresentam na prática de graffiti, sob a perspectiva das categorias de raça/etnia, a fim de compreender o lugar das mulheres negras nesse universo. Para tanto, nos atemos à produção cultural de duas grafiteiras negras: a Negahamburguer, de São Paulo/SP e a NeneSurreal, de Diadema/SP. Ambas são referências no universo do graffiti e iniciaram a prática por meio de afinidades com o Movimento Hip-Hop. Orientada pelas reflexões dos Estudos de Gênero, partimos do referencial teórico proposto pela historiadora e pesquisadora brasileira Lélia Gonzalez, que se constitui no desenvolvimento de estudos debruçados a compreender as mulheres negras enquanto agentes do processo de construção e transformação cultural.pt
dc.description.abstractEsta disertación tiene como objetivo comprender cómo actúan las mujeres negras actúan en el mundo del graffiti y cuáles son las posibles transformaciones presentes en ese campo mayoritariamente ocupado por representaciones masculinizadas. Buscamos verificar cómo las relaciones de género se presentan en la práctica de graffiti, bajo la perspectiva de las categorías de raza/etnia, a fin de comprender el lugar de las mujeres negras en este universo. Nos atemos a la producción cultural de dos grafiteras negras: la Negahamburguer, de São Paulo / SP y la NeneSurreal, de Diadema / SP. Ambas son referencias en el universo del graffiti y iniciaron la práctica por medio de afinidades con el Movimiento Hip-Hop. Orientada por las reflexiones de los Estudios de Género, partimos del referencial teórico propuesto por la historiadora e investigadora brasileña Lélia González, que se constituye en el desarrollo de estudios dedicados a comprender a las mujeres negras como agentes del proceso de construcción y transformación cultural.es
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipId133561/2017-8
dc.identifier.aleph000919576
dc.identifier.capes33004030017P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183248
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMulheres negraspt
dc.subjectGrafiteiras negraspt
dc.subjectMovimento hip-hoppt
dc.subjectTeorias de gêneropt
dc.titleExistir e resistir - mulheres negras no graffiti: a produção cultural de Negahamburguer e Nenesurrealpt
dc.title.alternativeExistir y resistir - mujeres negras en graffiti: la producción cultural de Negahamburguer y Nenesurreales
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaCiências sociaispt
unesp.researchAreaDiversidade, identidades e direitospt

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