Uma história de leituras para a formação pedagógica de professoras no Brasil e América Latina: os manuais pedagógicos e as coleções para além das suas fronteiras de origem (1930-1980)
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Data
Supervisor
Chaloba, Rosa Fátima de Souza 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O presente relatório de pós-doutorado tem como objetivo mostrar a pesquisa realizada sobre o panorama de coleções de manuais pedagógicos que fizeram parte da literatura pedagógica para a formação docente no Brasil e na América Latina, produzidos no período de 1930-1980, com a perspectiva de fornecer subsídios para pensar projetos de leituras para as (futuras) professoras. Nesta perspectiva, buscamos apresentar as editoras argentinas Kapelusz e Losada, bem como, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) do Brasil, que produziram e difundiram coleções de manuais utilizados em bibliotecas pedagógicas e cursos de formação de professoras. Acompanhando as reflexões sobre as editoras, destacam-se, respectivamente, os seus organizadores/editores: Lorenzo Luzuriaga (Editora Losada), Clotilde Rezzano (Editora Kapelusz) e Anísio Teixeira (INEP). Cumpre ressaltar que esses organizadores selecionariam manuais que apresentavam em sua composição narrativas em defesa da Escola Nova, com a tarefa de promover a renovação educacional para o magistério. Logo, a perspectiva metodológica visa compreender as relações entre as coleções, seus contextos de produção e de difusão (para além das fronteiras de seus países de origem), considerando a materialidade e as estratégias narrativas dos manuais. No período sugerido para a pesquisa (1930 -1980) há uma forte produção e circulação de obras destinadas à formação docente, tendo como objetivo aperfeiçoar cultural e profissionalmente o professorado. O referencial teórico utilizado como Choppin (2012), Silva (2003, 2004), Chartier (1999, 2002, 2004), Batista (2009), Bittencourt (2008), entre outros, colaboram com as discussões e análises. Conclui-se que entre editoras, editores e coleções, o anseio por renovação educacional rompeu fronteiras e ofereceu às leitoras latino-americanas (futuras professoras) de diversos países uma literatura pedagógica que legitimaria os processos de formação docente.
Resumo (inglês)
This postdoctoral report aims to present research on the panorama of collections of pedagogical manuals that were part of the pedagogical literature for teacher training in Brazil and Latin America, produced between 1930 and 1980, with a view to providing input for thinking about reading projects for (future) teachers. In this perspective, we seek to present the Argentine publishers Kapelusz and Losada, as well as the “Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos” (INEP) of Brazil, which produced and disseminated collections of manuals used in pedagogical libraries and teacher training courses. Accompanying the reflections on the publishers, we highlight their organisers/editors: Lorenzo Luzuriaga (Losada Publishing House), Clotilde Rezzano (Kapelusz Publishing House) and Anísio Teixeira (INEP). It should be noted that these organisers selected textbooks that presented narratives in defence of the New Education, with the task of promoting educational renewal for teachers. Therefore, the methodological perspective aims to understand the relationships between the collections, their contexts of production and dissemination (beyond the borders of their countries of origin), considering the materiality and narrative strategies of the textbooks. In the period suggested for the research (1930–1980), there was a strong production and circulation of works intended for teacher training, with the aim of improving teachers culturally and professionally. The theoretical framework used, such as Choppin (2012), Silva (2003, 2004), Chartier (1999, 2002, 2004), Batista (2009), Bittencourt (2008), among others, contributes to the discussions and analyses. It is concluded that among publishers, editors, and collections, the desire for educational renewal broke down barriers and offered Latin American readers (future teachers) from various countries pedagogical literature that would legitimise teacher training processes.
Descrição
Foi estabelecido como problemática, neste projeto, pensar uma história de leituras para a formação pedagógica de professoras a partir da produção e circulação de manuais pedagógicos e coleções impressas, no Brasil e América Latina, durante as décadas de 1930 a 1980. Para isso, foram planejadas ações para a produção das análises: - Pesquisa de fontes em Bibliotecas e em sites oficiais de bibliotecas nacionais e internacionais; - Visitas técnicas à bibliotecas e arquivos da América Latina; - Criação de um drive virtual com mais de 200 obras catalogadas; e a escrita de artigos a partir das pesquisas realizadas.
Palavras-chave
Professores Formação, Livros didáticos, Editores e edição, Educação História, Pan-americanismo
Idioma
Português
Citação
ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. Uma história de leituras para a formação pedagógica de professoras no Brasil e América Latina: os manuais pedagógicos e as coleções para além das suas fronteiras de origem (1930-1980). Relatório de Pós-doutorado - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

