Publicação: As pinturas de marinha de Émile Rouède no Brazil Ilustrado (1887)
Carregando...
Arquivos
Data
2022-11-04
Autores
Orientador
Rodrigues, André Figueiredo
Coorientador
Pós-graduação
História - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto
Resumo
Resumo (português)
O objetivo da tese é analisar três desenhos de marinha que o pintor francês Émile Rouède (1848-1908) enviou para serem publicados no periódico Brazil Ilustrado: Archivos de Conhecimentos Úteis, em 1887. Como especialista na pintura de marinha, Rouède desembarcou no Rio de Janeiro no ano de 1880. Não demorou para se destacar no campo artístico brasileiro, participando das principais exposições de arte da época, como foi o caso da “Exposição de Artes da Sociedade Propagadora das Belas Artes” (1882) e da “Exposição Geral de Belas Artes da Academia Imperial de Belas Artes” (1884), além de expor suas obras em várias galerias de arte. Sua preferência pelos assuntos marítimos, além de sua habilidade na pintura à la minute, chamou atenção dos principais críticos de arte da época, dentre eles Félix Ferreira (1841-1898). No ano de 1887, o crítico de arte foi responsável pela direção do periódico Brazil Ilustrado. Tendo como objetivo educar e difundir o gosto das belas-artes, Félix Ferreira convidou Rouède para contribuir com o periódico enviando três desenhos de marinha. Ainda pouco estudadas e conhecidas, estes desenhos nos revelam não só a criatividade do pintor em se relacionar com as principais vertentes artísticas da época, como também sua perícia na pintura de marinha. Em vista disto, a tese se divide em três capítulos que abordam, de início, discussão sobre o desenvolvimento na pintura de marinha, tanto na Europa quanto no Brasil. Como veremos, foi no Brasil do final do século XIX que Rouède se consolidou como um dos principais pintores de marinha. Em seguida, tratamos da genealogia do pintor e os motivos de sua vinda para o Brasil. Finalmente, o contexto artístico e a atuação da crítica de arte brasileira também foi levando em consideração para compreendermos como as obras de marinha de Rouède foi recepcionada pela imprensa carioca e como contribuiu para a renovação da pintura de paisagem brasileira.
Resumo (inglês)
The objective of the thesis is to analyze the three marine drawings by the French painter Émile Rouède (1848-1908) that he sent to be published in the periodical Brazil Ilustrado: Archivos de Conhecimentos Úteis, in 1887. As a specialist in marine painting Rouède arrived in Rio de Janeiro in 1880. It didn’t take for him to stand out in the Brazilian artistic field, participating in the main art exhibitions of the time, as was the case of the “Exposição de Artes da Sociedade Propagadora das Belas Artes” (= “Fine Arts Exhibition of the Sociedade Propagadora das Belas Artes”) (1882) and the “Exposição Geral de Belas Artes da Academia Imperial de Belas Artes” (= “General Fine Arts Exhibition of the Academia Imperial de Belas Artes”) (1884), besides exhibiting his works in several art galleries. Her preference for maritime subjects, in addition to her skill in painting à la minute, caught the attention of the main art critics of the time, among them Félix Ferreira (1841-1898). In 1887, the art critic was responsible for the direction of the periodical Brazil Ilustrado. Aiming to educate and spread the taste for fine arts, Félix Ferreira invited Rouède to contribute to the periodical by sending three marine drawings. Still little studied and known, these drawings reveal not only the painter's creativity in relating to the main artistic trends of the time, but also his expertise in marine painting. In view of this, the thesis is divided into three chapters that address, at first, a discussion on the development of marine painting both in Europe and in Brazil. As we will see, it was in Brazil at the end of the 19th century that Rouède was consolidated as one of the main marine painters. Next, we deal with the painter’s genealogy and the reasons for his coming to Brazil. Finally, the artistic context and the performance of Brazilian art critics were also taken into consideration to understand how Rouède’s marine works were received by the carioca press and how they contributed to the renewal of Brazilian landscape painting.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português