Logotipo do repositório
 

Publicação:
Implicações de Paulo Freire para a prática de ensino de professores de Física

dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorNasareth, Lívia Elizarda Gomes
dc.date.accessioned2023-11-29T14:24:09Z
dc.date.available2023-11-29T14:24:09Z
dc.date.issued2023-11-16
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a estimular reflexões de natureza histórico-crítico de pesquisas acerca do ensino de Física e dos desafios do professor no ensino básico brasileiro e suas atuais problemáticas, tomando como base a perspectiva educacional de Paulo Freire, com referência em três obras marcantes que foram selecionadas a contemplação (Pedagogia da autonomia – 1996, Pedagogia do oprimido – 2005 e Educação como prática da liberdade – 1975). Buscando por abordagens sugeridas como possíveis caminhos visando ressignificação da formação no ensino de Física nas diversas realidades, particularmente, almejando o que diz respeito a romper com uma formação centrada na matematização e descontextualizarão da Física. De maneira geral, destaca-se o papel da visão freiriana na superação dos problemas enfrentados atualmente na prática de ensino. Como conclusão, sugira-se os seguintes direcionamentos teórico-metodológicos para o professor em sala de aula: (1) Horizontalização do ensino em ciências exatas; (2) Aprofundamento sobre a realidade da comunidade em volta à escola; (3) Compreensão da linguagem de interesse dos alunos e abertura ao diálogo; (4) Aplicação científica dos conhecimentos primários da turma; (5) Interlocução entre o saber primário e sua posterioridade do saber científico; (6) Produção de senso crítico a realidade em junção a ação e reflexão; (7) Perda da arrogância ao ensinar substituindo pelo amor a profissão.pt
dc.description.abstractThis work aims to stimulate historical-critical reflections on research regarding the teaching of Physics and the challenges faced by teachers in Brazilian elementary education, along with their current issues. It is based on Paulo Freire's educational perspective, referencing three significant works (Pedagogy of Autonomy – 1996, Pedagogy of the Oppressed – 2005, and Education as the Practice of Freedom – 1975) for contemplation. Seeking suggested approaches as possible pathways to redefine Physics education in various realities, particularly aiming to break away from an education centered on mathematization and the decontextualization of Physics. In general, the role of the Freirean vision in overcoming the problems currently faced in teaching practice is highlighted. As a conclusion, the following theoretical methodological directions are suggested for teachers in the classroom: (1) Horizontalization of teaching in exact sciences; (2) Deepening understanding of the community surrounding the school; (3) Grasping the language of interest to students and fostering dialogue; (4) Applying scientific knowledge relevant to the class; (5) Bridging primary knowledge with subsequent scientific understanding; (6) Encouraging critical thinking about reality through action and reflection; (7) Replacing arrogance in teaching with a passion for the profession.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251549
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHistórico-críticopt
dc.subjectProfessores de Físicapt
dc.subjectPaulo Freirept
dc.subjectPráticas de ensinopt
dc.subjectHistorical-criticalen
dc.subjectPhysics teachersen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.titleImplicações de Paulo Freire para a prática de ensino de professores de Físicapt
dc.title.alternativeImplications of Paulo Freire for the teaching practice of Physics teachersen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateRio Claro - IGCE - Física

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nasareth_leg_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nasareth_leg_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
138.02 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: