Publicação: Atividade eletrodérmica aplicada na educação
Carregando...
Data
Orientador
Silva, Messias Borges 

Luche, José Roberto Dale 

Andrade, Herlandí de Souza
Coorientador
Pós-graduação
Engenharia Mecânica - FEG
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A atividade eletrodérmica (EDA) pode ser definida como diversos fenômenos elétricos na pele, como reflexo psicogalvânico, resposta galvânica da pele, resposta da resistência da pele, resposta de condutância da pele e resposta potencial da pele, além disso, pode ser uma medida útil da atividade do sistema nervoso simpático. O EDA é considerado um método para investigar fenômenos psicofisiológicos com aplicabilidade em diversas áreas de pesquisa, por exemplo, na área de Educação. Este trabalho tem como objetivo geral comparar as atividades eletrodérmica dos alunos em diferentes ambientes de aprendizagem. Os objetivos específicos deste trabalho são examinar os valores de EDA dos alunos distribuídos ao longo do tempo nos métodos tradicional de ensino e active learning, analisar estatisticamente os dados de EDA dos alunos utilizando o teste t pareado e o teste Mann-Whitney do software Minitab e identificar o estilo de aprendizagem dos alunos por meio de suas respostas no questionário Index of Learning Styles (ILS). O método utilizado na presente pesquisa foi um estudo de natureza quantitativa experimental sobre os dados de atividade eletrodérmica de 8 (oito) alunos universitários, quando expostos às aulas tanto do método tradicional de ensino quanto active learning. Para tal análise, utilizou-se o sensor de Resistência Eletrodérmica/Controle de Ansiedade para medir e comparar o EDA desses alunos. Os resultados das análises estatísticas dos dados de EDA se mostraram mais significativos em 62,5% dos participantes com o método de active learning. Além do mais, das 44 (quarenta e quatro) respostas subjetivas dos participantes referentes ao questionário ILS, aproximadamente 81,82% das respostas foram favoráveis ao método de active learning. Conforme os resultados desse estudo, conclui-se que foi possível comparar as atividades eletrodérmica dos alunos em diferentes ambientes de aprendizagem, deste modo, respondendo à questão de pesquisa desse trabalho, validou a hipótese de que há variação de atividade eletrodérmica dos alunos quando expostos ao método tradicional de ensino e active learning.
Resumo (inglês)
Electrodermal activity (EDA) can be defined as several electrical phenomena in the skin, such as psychogalvanic reflex, galvanic skin response, skin resistance response, skin conductance response and skin potential response, in addition, it can be a useful measure activity of the sympathetic nervous system. The EDA is considered a method to investigate psychophysiological phenomena with applicability in several areas of research, for example, in the area of Education. The general objective of this work is to compare the electrodermal activities of students in different learning environments. The specific objectives of this work are to examine the students' EDA values distributed over time in traditional teaching and active learning methods, to statistically analyze the students' EDA data using the paired t test and the Mann-Whitney test of the Minitab software and identify the students' learning style through their answers in the Index of Learning Styles (ILS) questionnaire. The method used in the present research was an experimental quantitative study on the electrodermal activity data of 8 (eight) university students, when exposed to both traditional teaching and active learning classes. For this analysis, the Electrodermal Resistance/Anxiety Control sensor was used to measure and compare the EDA of these students. The results of the statistical analyzes of the EDA data were more significant in 62.5% of the participants with the active learning method. Furthermore, of the 44 (forty-four) subjective responses of the participants regarding the ILS questionnaire, approximately 81.82% of the responses were favorable to the active learning method. According to the results of this study, it was concluded that it was possible to compare the electrodermal activities of students in different learning environments, thus, answering the research question of this work, it validated the hypothesis that there is variation in electrodermal activity of students when exposed to traditional teaching methods and active learning
Descrição
Palavras-chave
Atividade eletrodérmica, Ensino tradicional, Aprendizagem ativa, Electrodermal activity, Traditional teaching, Active learning, Aprendizagem baseada em problemas, Estimulação neural, Eletrodiagnóstico
Idioma
Português