Logotipo do repositório
 

Publicação:
FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMA DA TERRA E O CONCEITO DE GRAVIDADE

dc.contributor.authorLima, Sorandra Corrêa De
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Uberlândia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:53:34Z
dc.date.available2021-07-14T10:53:34Z
dc.date.issued2020-09-14
dc.description.abstractThis article analyzes speeches of teachers from the early years of elementary school about the planet Earth and the concept of gravity. The data were collected during a course held in service, in an urban public school in the interior of the state of Minas Gerais, Brazil, with the assistance of researchers from the University. We highlight the teachers’ imaginary formations, present in answers and questionnaires, drawings elaborated on the theme and reflection meetings held during the project and interpreted using notions of Discourse Analysis established by Pêcheux and Orlandi. The research shows that the fact that the activities took place in service and in cooperation with the university made a difference compared to previous projects. It also shows that the activities based on previous research results, as well as the experiences of the participants of the groups, enabled discussions about the planet Earth and the concepts of gravity, moving towards the scientific view.en
dc.description.abstractEste artículo analiza los discursos de profesoras de los primeros años de la educación primaria acerca del planeta Tierra y del concepto de gravedad. Los datos se constituyeron durante un curso realizado en servicio, en una escuela pública urbana en el interior del estado de Minas Gerais, Brasil, con el auxilio de investigadores de la Universidad. Destacamos aquí las formaciones imaginarias de las profesoras, que constan en las respuestas y los cuestionarios, en los dibujos elaborados sobre el tema y reuniones de reflexión ocurridas durante el proyecto e interpretadas por medio de las nociones del Análisis del Discurso establecidas por Pêcheux y Orlandi. La investigación muestra que el hecho de que las actividades se realicen en el servicio y en cooperación con la universidad marcó una diferencia en relación con los proyectos anteriores. También demuestra que las actividades basadas en los resultados de investigaciones anteriores, así como las experiencias de las participantes del grupo, permitieron discusiones sobre el planeta Tierra y el concepto de gravedad, avanzando hacia una visión científica.es
dc.description.abstractEste artigo analisa discursos de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o planeta Terra e o conceito de gravidade. Os dados foram constituídos durante um curso realizado em serviço, em uma escola pública urbana do interior do estado de Minas Gerais, Brasil, com assessoria de pesquisadores da Universidade. Destacamos aqui as formações imaginárias das docentes, presentes em repostas e questionários, desenhos elaborados sobre o tema e reuniões de reflexão realizadas durante o projeto e interpretadas utilizando noções de Análise de Discurso estabelecidas por Pêcheux e Orlandi. A pesquisa mostra que o fato de as atividades ocorrerem em serviço e em cooperação com a universidade gerou diferenças em relação a projetos anteriores. Mostra, ainda, que as atividades baseadas em resultados de pesquisa anteriores, assim como as experiências das participantes do grupo, oportunizaram discussões sobre o planeta Terra e o conceito de gravidade, caminhando para a visão científica.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Uberlândia, Instituto de Física
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.description.sponsorshipInstituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdInstituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): 405.487/2018-5
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 405.487/2018-5
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/21172020210129
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 22, p. -, 2020.
dc.identifier.doi10.1590/21172020210129
dc.identifier.fileS1983-21172020000100326.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.scieloS1983-21172020000100326
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213324
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectInitial years of Elementary Schoolen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt
dc.subjectFormação Continuadapt
dc.titleFORMAÇÕES IMAGINÁRIAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMA DA TERRA E O CONCEITO DE GRAVIDADEpt
dc.title.alternativeIMAGINARY FORMATIONS OF TEACHERS FROM THE EARLIEST YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL ON THE FORM OF EARTH AND THE CONCEPT OF GRAVITYen
dc.title.alternativeFORMACIONES IMAGINARIAS DE PROFESORES DE LOS PRIMEROS AÑOS DE LA EDUCACIÓN PRIMARIA SOBRE LA FORMA DE LA TIERRA Y EL CONCEPTO DE GRAVEDADes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-8158-0136[1]
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172020000100326.pdf
Tamanho:
786.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format