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Publicação:
Análise das exportações de soja em grão, farelo e óleo de soja utilizando do modelo de constant market share do Brasil, Estados Unidos e Argentina no período de 2003 até 2020

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Orientador

Figueira, Sérgio Rangel Fernandes

Coorientador

Pós-graduação

Administração - FCAV 33004102073P5

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A soja é um dos principais produtos cultivados e comercializados no mundo, sendo que a expansão da cultura ao longo dos últimos anos é um fato que merece destaque, sobretudo em um contexto global de elevada competitividade. Este trabalho teve como objetivo avaliar comparativamente a competitividade do Brasil, Argentina e Estados Unidos nas exportações de soja em grãos, farelo e óleo de soja no período de 2003 até 2020. Os dados consideram todo o complexo de soja, reunindo os 10 maiores mercados importadores e os 3 maiores mercados exportadores no período de 2003 até 2020 e foram coletados no site oficial da Food and Agriculture Organization (FAO). Os dados coletados serviram como input para a aplicação do modelo de Constant Market Share (CMS), que capta as fontes de mudanças nas exportações dos países analisados. Os resultados apontam um ganho de competitividade do grão de soja brasileiro em todos os períodos, do farelo Argentino em todos os períodos, e perda de competitividade dos EUA para os dois últimos períodos em todos os produtos. Se por um lado, Brasil, Argentina e Estados Unidos consolidaram-se como os principais exportadores do complexo sojeiro, a China coloca-se como a principal via importadora do grão, e juntos, esses 4 países alteram e interferem fortemente nas estruturas de mercado. Fatores que podem ter influenciado os resultados da pesquisa associam-se às estruturas produtivas e de custos dos países envolvidos, bem como questões tarifárias e geográficas

Resumo (inglês)

Soy is one of the main products cultivated and sold in the world, and the expansion of the crop over recent years is a fact that deserves to be highlighted, especially in a global context of high competitiveness. This work aimed to comparatively evaluate the competitiveness of Brazil, Argentina and the United States in exports of soybeans, soybean meal and soybean oil from 2003 to 2020. The data considers the entire soybean complex, bringing together the 10 largest importing markets and the 3 largest export markets in the period from 2003 to 2020 and were collected on the official website of the Food and Agriculture Organization (FAO). The data collected served as input for the application of the Constant Market Share (CMS) model, which captures the sources of changes in exports in the countries analyzed. The results point to a gain in the competitiveness of Brazilian soybeans in all periods, of Argentinean bran in all periods, and a loss of competitiveness in the USA for the last two periods in all products. If, on the one hand, Brazil, Argentina and the United States have consolidated themselves as the main exporters of the soybean complex, China is the main import route for the grain, and together, these 4 countries alter and interfere strongly in market structures. Factors that may have influenced the research results are associated with the production and cost structures of the countries involved, as well as tariff and geographic issues.

Descrição

Palavras-chave

Soja, Economia, Comércio internacional

Idioma

Português

Como citar

Gama, T. N. Análise das exportações de soja em grão, farelo e óleo de soja utilizando do modelo Constant Market-Share do Brasil, Estados Unidos e Argentina no período de 2003 até 2020. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Jaboticabal, 2023.

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