Publicação:
Soberania e segurança alimentar e nutricional na graduação em nutrição de uma universidade pública da Argentina e outra do Brasil.

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Data

2025-01-23

Orientador

Oliveira, Maria Rita Marques de

Coorientador

Pós-graduação

Enfermagem - FMB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Indaga-se na formação dos graduados em nutrição no ensino superior, enquanto a proximidade e inserção que tem a SSAN no currículo. Objetivo Geral: Analisar e compreender como expressa-se a SSAN no currículo na formação de graduados em Nutrição do Curso de Nutrição da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil. Metodologia: estudo qualitativo, com análise documental referenciado na análise de conteúdo, Bardin; e entrevistas em profundidade, referenciado na análise temático reflexivo, Braun e Clarke. Adotaram-se como referenciais teóricos Morin e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Resultados: caracterizam-se os planos de estudo e identificam-se componentes curriculares relacionados à SAN. O análise documental refere que a UFPR tem mais aderência de conteúdos com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o Direito humano à Alimentação Adequada; a UNC com a SAN, a Soberania Alimentar e o Sistema Alimentar; o grau de coerência é maior na UNC; uma proporção da carga horária em conteúdo de SSAN semelhante; na UFPR a posição dos conteúdos relacionados a SSAN é principalmente em 1º ano, e na UNC no 4º ano. As entrevistas indicam que, nos dois cursos, a SSAN é abordada no currículo vivenciado com uma abordagem multidimensional que reflete a complexidade dos sistemas alimentares. No entanto, são identificadas lacunas na inclusão de conteúdo, sugerindo áreas que exigem enriquecimento nos currículos. Os professores concordam que alguns temas não são abordados em profundidade ou de forma explícita e que há um baixo nível de reflexão crítica. Eles destacam a necessidade de incorporar mais experiências práticas que promovam o desenvolvimento de habilidades e competências, permitindo que a SSAN seja discutida de forma mais holística, além da teoria. Considerações finais. As evidências deste estudo podem resultar em intercâmbios e contribuições entre os cursos da UFPR e da UNC, e contribuir para uma reflexão mais aprofundada dos currículos, para avançar ainda mais na materialização de abordagens relevantes para uma educação humanística e que possa responder a um aprender a conhecer, fazer, ser e viver juntos.

Resumo (inglês)

The training of nutrition graduates in higher education is questioned, as is the proximity and inclusion of SFNS in the curriculum. General Objective: To analyze and understand how SFNS is expressed in the curriculum in the formation of graduates in Nutrition from the National University of Córdoba (NUC), Argentina, and the Federal University of Paraná (FUP), Brazil. Methodology: qualitative study, with document analysis based on Bardin's content analysis, and in-depth interviews based on Braun and Clarke's reflective thematic analysis. Morin and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization were adopted as theoretical references.The following categories of analysis emerged for the curricular documents: characterization of the curriculum plans, curricular content in SFNS-related teaching programs and their adherence, coherence, focus, proportion and position. Results (preliminary): the curricula are characterized and components related to SFNS are identified. The documentary analysis shows that the FUP has more content related to Food and Nutrition Security (FNS) and the Human Right to Adequate Food; the NUC has more content related to FNS, Food Sovereignty and the Food System; the degree of coherence is greater at the NUC; a similar proportion of the workload is related to SFNS; at the FUP the position of SFNS-related content is mainly in the 1st year, and at the NUC in the 4th year. The interviews indicate that, in both courses, SFNS is addressed in the curriculum with a multidimensional approach that reflects the complexity of food systems. However, gaps are identified in the inclusion of content, suggesting areas that require enrichment in the curricula. Teachers agree that some topics are not covered in depth or explicitly and that there is a low level of critical reflection. They highlight the need to incorporate more practical experiences that promote the development of skills and competencies, allowing SFNS to be discussed in a more holistic way, beyond theory. Final onsiderations. The evidence from this study could result in exchanges and contributions between the FUP and NUC courses, and contribute to a more in-depth reflection of the curricula, in order to further advance the materialization of approaches that are relevant to a humanistic education and that can respond to a learning to co-exist.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

POPELKA, Regina Maria. Soberania e segurança alimentar e nutricional na graduação em nutrição de uma Universidade Pública da Argentina e outra do Brasil. Orientador: Maria Rita Marques de Oliveira. 2025. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu. 2025.

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