Logotipo do repositório
 

Publicação:
Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica

dc.contributor.authorVieira, Karina Augusta Limonta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Livre de Berlim
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:36:01Z
dc.date.available2021-07-14T10:36:01Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThis paper presents and debates the theoretical and epistemological benchmarks of the current German Historical-Cultural Anthropology of Education (or AEHCA - from the Portuguese Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã), guided by two leading questions, namely: (1) what is your field of knowledge and (2) what are your theoretical and epistemological benchmarks? The AEHCA regards education as science and takes the human being and their educational dimensions as a starting point, which turns the education into a constructive and reflexive field of knowledge through a transdisciplinary, interdisciplinary, transcultural and intercultural approach, open to theories and methods. Ultimately, this is what leads to a reflection on the human being in itself and their education.en
dc.description.abstractEste artigo apresenta e discute as bases teórica e epistemológica da atual Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã (AEHCA), tendo duas questões norteadoras: (1) qual é o seu campo de conhecimento e (2) quais são suas bases epistemológicas e teóricas? A AEHCA reconhece a educação como ciência e tem como ponto de partida o ser humano e suas dimensões educacionais, fazendo da educação um campo de conhecimento construtivo e reflexivo por meio de uma abordagem interdisciplinar, transdisciplinar, intercultural e transcultural, aberta a teorias e métodos, o que leva à reflexão sobre o ser humano em si e sua educação.pt
dc.description.affiliationUniversidade Livre de Berlim
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent370-386
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 99, n. 252, p. 370-386, 2018.
dc.identifier.doi10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497
dc.identifier.fileS2176-66812018000200370.pdf
dc.identifier.issn0034-7183
dc.identifier.issn2176-6681
dc.identifier.scieloS2176-66812018000200370
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212188
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectanthropology of educationen
dc.subjectepistemology of educationen
dc.subjectfundamentals of educationen
dc.subjectantropologia educacionalpt
dc.subjectepistemologia da educaçãopt
dc.subjectfundamentos da educaçãopt
dc.titleAntropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológicapt
dc.title.alternativeGerman Historical-Cultural Anthropology of Education: theoretical and epistemological benchmarksen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-4837-8374[1]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2176-66812018000200370.pdf
Tamanho:
2.83 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções