Repository logo

Projeto reciclar: entre nessa

Loading...
Thumbnail Image

Date

Advisor

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Abstract

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Trata-se de um projeto do Instituto de Artes, implantado em maio de 1998, coordenado por uma comissão constituída de docentes, funcionários e alunos . Aliado à concepção da importância da preservação do meio ambiente, e, diante da situação econômica que atravessava o Instituto e a UNESP, definiu-se atingir os objetivos : a- Estimular a comunidade do Instituto de Artes e do bairro do Ipiranga, a contribuir com a coleta seletiva do lixo, revertendo a captação de recursos conseguidos para aquisição de equipamentos de uso coletivo; b- Promover a conscientização sobre a importância da educação ambiental junto à comunidade interna e externa , tornando nosso Instituto um pólo de questionamento e propagador de idéias e questões ambientais, embasado pelo , princípio dos 3 Rs - Redução, Reutilização e Reciclagem de materiais . Para a operacionalização inicial do projeto, elaborou-se uma proposta de estratégia de ação , englobando as seguintes etapas : 1- Constituição de um grupo de trabalho; 2-Caracterização dos resíduos de lixo, e, definição do material a ser coletado: papéis, plásticos, vidros e/ou metais; 3- Definição da destinação da verba arrecadada ; 4- Definição de local para coleta e armazenamento do material reciclável: "containers" , caixas de plástico, sacos de lixo e/ou de farinha , armário/sala/galpão, equipe de apoio ; 5- Criação do logotipo/ "slogan" ; 6- Criação de um "jingle"; 7- Confecção de adesivos e um " banner", 8- Investimento na organização de um banco de dados incluindo: empresas e associações que atuavam na área, projetos existentes e/ou em desenvolvimento, eventos e publicações específicas , especialistas , pesquisadores e vídeos , com vistas à disponibilidade de acesso desse material para consulta de entidades e pessoas físicas externas ; 9- Promoção de ampla divulgação do projeto no Instituto, na UNESP, no bairro do Ipiranga e cidade de São Paulo ; 10- Envolvimento da Reitoria e outras instituições do bairro: restaurantes, bares, padarias e lanchonetes , para colaboraram na coleta dos materiais ; 11- Criação da " Semana de Reciclagem do Instituto de Artes", e do " Dia da Limpeza do Câmpus "; 12- Inclusão do item " Projeto Reciclar: Entre Nessa" no Manual dos Bichos, e instituição do trote inteligente aos calouros, de modo que cada um contribua com os materiais solicitados . Partindo da realidade constatada no Instituto com a caracterização dos resíduos de lixo (etapa de diagnóstico), ampla reflexão e pesquisa em cerca de 100 empresas que atuam no ramo, a comissão optou pelo recolhimento inicial de latas de alumínio , devido à facilidade de aquisição , transporte e armazenamento, oportunidade da obtenção de recursos com a sua venda (reciclagem) , e a sua reutilização integral em trabalhos artísticos e realização de oficinas e papéis de escritório , cujo volume descartado era bastante significativo levando-se também em consideração a perspectiva imediata de sua reutilização em oficinas de reciclagem de papel, de artes e trabalhos artísticos . Quanto à destinação da verba, o Instituto inscreveu-se no "Projeto Escola", da Reynolds Latasa (S.P.), onde as latas de alumínio são trocadas por equipamentos , definidos e indicados pela comissão. Quanto ao papel, optamos pela venda na firma Aparas Villena Ltda (S.P.), e com o dinheiro arrecadado, definiu-se que uma parte seria destinado à obras assistenciais do bairro , e outra revertida nas despesas da própria manutenção do projeto, uma vez que não contamos com verba nenhuma do Instituto ou da UNESP . A primeira dificuldade vencida, foi a doação dos " containes" (2),conseguida , pela construtora Queiróz Galvão S/A, por intermédio da LIMPURB Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Paulo, o que nos possibilitou fazer um lançamento oficial da campanha, dia 14 de maio de 1988, contando com a presença de autoridades, oferecendo uma ampla programação artística : palestra, exposição, apresentações musicais, com o lançamento do nosso "jingle" composto pelo compositor Dr. Edmundo Villani, e executado pelo maestro Dr. John Boudler e o Grupo de Percussão do Instituto de Artes-PIAP e o maestro Samuel Kerr, e o Grupo Vocal Boca do Povo; performance teatral com o Grupo Teatral Capelão- encenando a peça "Reciclos", integralmente produzida e encenada pelos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística ; e a realização de Oficinas de Papel Reciclado, pela equipe da LIMPURB . A comissão , desde então, tem-se reunido periodicamente, e pouco a pouco, contando com a colaboração e envolvimento da comunidade, não só todas as estratégias foram executadas, como implementadas . Foram concretizadas inúmeras ações, das quais destacaremos as mais significativas : - Entrevistas em jornais : " Gazeta do Ipiranga", " O Grito", " Ipiranga News" e "O Estado de São Paulo - Suplemento Cultural : Seu Bairro ". Salientamos que após a referência ao nosso projeto, em uma reportagem no caderno Folhateen do jornal "Folha de São Paulo", no dia 8 de fevereiro passado, em matéria intitulada "Tome uma Atitude e Melhore a Vida no Planeta", a repercussão foi tão intensa, que recebemos inúmeros telefonemas de instituições e escolas públicas e privadas, interessadas em implantar projetos da mesma natureza junto à sua comunidade, conhecer o nosso projeto, e ainda , solicitando a realização de oficinas e palestras específicas. É importante esclarecer, que a iniciativa partiu do próprio jornal ; - Oficinas de reciclagem de papéis, brinquedos , de produção de obras artísticas e instrumentos musicais, envolvendo alunos, ex-alunos , docentes e funcionários; - Oferecimento de uma aula de "cozinha experimental : com alimentos naturais ( talos , folhas e cascas de frutas) ", realizada pela Escola SESI, do bairro do Ipiranga, aos nossos funcionários ; - Evento "Reciclar do Parque da Independência", dia 28 de dezembro, com a finalidade de envolver toda a comunidade do Instituto e do bairro em uma caminhada, culminando com apresentações artísticas, gincanas e oficinas de construção de brinquedos e de artes, com distribuição de brinquedos adquiridos com a venda de papéis e refrigerantes em lata. Concretizamos o objetivo de arrecadação e doação alimentos não perecíveis à entidade assistencial do bairro; - Panfletagem periódicas sobre a arrecadação conseguida, com o objetivo de conscientizar e incentivar a comunidade sobre a responsabilidade da coletividade no alcance dos objetivos; - Produção de 4 comerciais, com o intuito de motivar a comunidade interna do Instituto a realizar a coleta seletiva de material reciclável e depositar em nossos coletores; - Criação e execução de projeto de desenho animado, que foram pintados na parede onde estão localizados os "containers", indicando passo a passo como deve ser feito o depósito dos materiais recicláveis nos contentores e os cuidados necessários; - Comemoração do 1º ano de existência do projeto , 10 à 14 de maio : convite às instituições relacionadas à temática, para realizarem palestras e instalação de "stands" em nosso átrio, com a finalidade de exporem e divulgarem seus objetivos e ações- Fundação S.OS. Mata Atlântica, Cetesb - Projeto Jogo Limpo, Sabesp, Usp Recicla, Limpurb - PMSP, Projeto Escola da Reynolds Latasa, Pananco do Brasil- Coca-Cola, E.T.E "Getúlio Vargas"; convite extensivo à escolas de ensino fundamental e médio da região; apresentação de performance teatral que tratam da temática reciclagem e meio ambiente : Escola SENAI " Conde José Vicente de Azevedo" Centro Nacional de Tecnologia em Automobilística, e Escola Técnica Federal . O próprio percurso das atividades desenvolvidas nos levam a concluir que estarmos atingindo os objetivos iniciais propostos. Das três metas pretendidas : reduzir, reaproveitar e reciclar, os dois últimos tem tido resultados positivos. Mas a redução ainda não foi atingida. Conseguimos, após um ano de coleta seletiva, a aquisição de um bebedouro elétrico, e a nova etapa do projeto incluirá o recolhimento de garrafas plásticas tipo PET, e com a renda arrecadada pretende-se adquirir um terminal eletrônico de informações para o Instituto de Artes.

Description

Keywords

Language

Portuguese

Citation

Related itens

Sponsors

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs