Publication: Intencionalidade no trabalho pedagógico: possibilidades para a garantia de uma educação inclusiva
Loading...
Date
Authors
Advisor
Fonseca, Débora Cristina 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Rio Claro - IB - Pedagogia
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Em busca de uma educação mais democrática, as discussões no que tangem a educação inclusiva têm sido cada vez mais necessárias. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa em específico, foi analisar como o ensino intencional contribui para a aprendizagem de todos estudantes da educação básica, incluindo o público da educação especial, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em prol de evidenciar as contribuições de uma educação emancipatória e inclusiva. Uma prática docente que esteja respaldada em garantir a aprendizagem de todos os educandos, considerando as distintas singularidades que estão presentes durante todo o processo de ensino e aprendizagem, possibilita para que o acesso à educação seja enfim garantido de forma eficaz. Esta pesquisa teve caráter qualitativo e bibliográfico, e utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) como método de análise. Para esta pesquisa, a coleta de dados consistiu no levantamento de produções bibliográficas que abordam sobre a Educação inclusiva e Intencionalidade na plataforma Scientific Electronic Library Online (Scielo). Os dados foram organizados em seis categorias, considerando as temáticas mais emergentes abordadas nos artigos selecionados. Os resultados encontrados foram de 11 artigos, sendo que todos estes estudos em questão abordam diretamente sobre a Educação Inclusiva e Políticas Públicas no cenário educacional. Outras categorias também foram recorrentes, como: Intencionalidade no Ensino com 9 artigos que se enquadram na categoria, Formação de professores com 10, Motivação dos professores com 7 e Perspectiva do aluno com deficiência com apenas 1. Após a seleção e aprofundamento da leitura dos 11 artigos selecionados, ficou em evidência a existente evasão escolar no que se refere a disponibilização de recursos e adaptações necessárias para atender adequadamente a todas as crianças da rede pública. Cabe às esferas sociais, principalmente no que tange ao papel do Estado, proporcionar recursos, capacitações iniciais e continuadas condizentes com as novas demandas educacionais aos profissionais da área da educação, e oferecer assistências necessárias para a mobilização de uma educação que assegure a aprendizagem de todos, contemplando a priori a diversidade que está fortemente presente nas últimas décadas.
Abstract (english)
In search of a more democratic education, discussions regarding inclusive education have become increasingly necessary. In this sense, the specific objective of this research was to analyze how intentional teaching contributes to the learning of all students in basic education, including the special education public, particularly in the early years of elementary school, with the aim of highlighting the contributions of an emancipatory and inclusive education. A teaching practice that is grounded in ensuring the learning of all students, considering the distinct singularities present throughout the teaching and learning process, enables access to education to be effectively guaranteed. This research had a qualitative and bibliographic nature, and used Bardin's (1977) Content Analysis as the analysis method. For this search, data collection consisted of surveying bibliographic productions that address Inclusive Education and Intentionality on the Scientific Electronic Library Online (Scielo) platform. The data were organized into six categories, considering the most prominent themes discussed in the selected articles. The results revealed 11 articles, all of which directly address Inclusive Education and Public Policies in the educational landscape. Other recurring categories included: Intentionality in Teaching with 9 articles fitting this category, Teacher Training with 10, Teacher Motivation with 7, and Perspectives of Students with Disabilities with just 1. After selecting and deepening the reading of the 11 chosen articles, it became evident that there is a significant school dropout rate concerning the provision of necessary resources and adaptations to adequately meet the needs of all children in the public school system. It is the responsibility of social spheres, particularly regarding the role of the State, to provide resources and initial and ongoing training that align with the new educational demands for professionals in the education sector, as well as to offer the necessary support to mobilize an education that ensures the learning of all, prioritizing the diversity that has been strongly present in recent decades.
Description
Keywords
Educação inclusiva, Educação especial, Intencionalidade, Professores, Educação para todos, Inclusive education, Special education, Intentionality, Teachers, Education for all
Language
Portuguese