Publicação: A Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg: reflexões sobre a inserção de novos elementos tecnológicos no ambiente escolar
dc.contributor.author | Sampaio, Luiz Henrique [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.date.accessioned | 2023-07-29T11:14:58Z | |
dc.date.available | 2023-07-29T11:14:58Z | |
dc.date.issued | 2023-01-27 | |
dc.description.abstract | The study discusses the insertion of technological elements in the school environment from the perspective Andrew Feenberg’s Critical Theory of Technology. It was carried a literature review and an analysis of six thesis defended between 2015 and 2018 at universities of the State of São Paulo. Through a qualitative analysis, it was adopted as investigative criteria his critical-philosophical contribution considering two main aspects: the treatment in face of the ambivalence between the uses of technical designs and its effects; the understanding about teaching automation. Epistemological criticism of technology seldom appears on research. Conversely, understanding that this is a necessary and urgent insertion shows in the majority of works; the majority of thesis revealed enthusiastic about the idea of automation; the discussion between ‘informational content’ and ‘processes’ of creation and production rarely appears; and most works defend that new technologies are conducive to a more democratic environment. It was revealed, overall, that the idea of using technical instruments at school is rarely reproached. It is also revealed that the sample space should not suit a wide generalization, but a critical cutout of Sao Paulo State universities’ production on the observed years. | en |
dc.description.abstract | El estudio discute la inserción de elementos tecnológicos en el ambiente escolar desde la Teoría Crítica de la Tecnología de Andrew Feenberg. Se realizó una revisión de literatura y el análisis de seis tesis defendidas en universidades del estado de São Paulo entre 2015 y 2018. Por medio de un análisis cualitativo, fueron adoptados como criterios investigativos su aporte crítico-filosófico delante de dos aspectos principales: tracto debido a la ambivalencia entre los usos que son hechos de los designs técnicos y sus efectos; comprensión acerca de la automación de la enseñanza. La crítica epistemológica de la tecnología poco aparece en las pesquisas. Todavía, el entendimiento de que esa inserción es necesaria y urgente hace parte del escopo de la mayoría de los trabajos; la mayoría de las tesis ha evidenciado entusiasmo con relación a la idea de automación; la discusión entre ‘contenido informativo’ y ‘procesos’ de creación y producción raramente es abordada; la mayor parte de los trabajos defiende que las nuevas tecnologías permiten un ambiente más democrático. Se comprende, en general, poca criticidad con relación a la idea del uso de instrumentos técnicos en la escuela. Se entiende que la muestra utilizada no debe servir a una ampla generalización, pero a un recorte crítico de lo que se ha producido en las universidades del estado de São Paulo entre los años analizados. | es |
dc.description.abstract | O estudo discute a inserção de elementos tecnológicos no ambiente escolar a partir da Teoria Crítica da Tecnologia, de Andrew Feenberg. Realizou-se uma revisão de literatura e a análise de seis teses defendidas em universidades estaduais paulistas entre 2015 e 2018. Por meio de uma análise qualitativa, foram adotados como critérios investigativos seu aporte crítico-filosófico diante de dois aspectos principais: trato em face da ambivalência entre os usos que são feitos dos designs técnicos e os seus efeitos; e compreensão sobre a automação do ensino. A crítica epistemológica da tecnologia pouco aparece nas pesquisas. Em contrapartida, o entendimento de que essa inserção é necessária e urgente faz parte do escopo da maioria dos trabalhos; a maior parcela das teses se mostrou entusiasta com relação à ideia de automação; a discussão entre “conteúdo informacional” e “processos” de criação e produção é raramente abordada; e a maior parte dos trabalhos defende que as novas tecnologias permitem um ambiente mais democrático. Compreende-se, num âmbito geral, pouca criticidade com relação à ideia do uso de instrumentos técnicos na escola. Entende-se que o universo amostral utilizado não deve servir a uma ampla generalização, porém a um recorte crítico do que se produziu nas universidades estaduais paulistas entre os anos analisados. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) | |
dc.format.extent | 786-807 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5198 | |
dc.identifier.citation | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 103, n. 265, p. 786-807, 2023. | |
dc.identifier.doi | 10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5198 | |
dc.identifier.file | S2176-66812022000300786.pdf | |
dc.identifier.issn | 0034-7183 | |
dc.identifier.issn | 2176-6681 | |
dc.identifier.scielo | S2176-66812022000300786 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/244883 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | education | en |
dc.subject | educational technology | en |
dc.subject | critical theory | en |
dc.subject | educação | pt |
dc.subject | tecnologia educacional | pt |
dc.subject | teoria crítica | pt |
dc.title | A Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg: reflexões sobre a inserção de novos elementos tecnológicos no ambiente escolar | pt |
dc.title.alternative | Andrew Feenberg’s Critical Theory of Technology: reflecting on the inclusion of new technological elements in the school environment | en |
dc.title.alternative | La teoría crítica de la tecnología de Andrew Feenberg: reflexiones sobre la inserción de nuevos elementos tecnológicos en el ámbito escolar | es |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-4923-6490[1] |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S2176-66812022000300786.pdf
- Tamanho:
- 606.72 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format