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Publicação:
Gestão de resultados na educação: as percepções de diretores sobre o Método de Melhoria de Resultados (MMR) da rede estadual paulista

dc.contributor.advisorBertagna, Regiane Helena [UNESP]
dc.contributor.authorSalvadeo, Juliana Pereira Aporta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-30T12:22:38Z
dc.date.available2025-01-30T12:22:38Z
dc.date.issued2024-04-26
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta como principal objetivo investigar a percepção dos diretores de escolas da rede pública estadual paulista acerca da implementação do Método de Melhoria de Resultados (MMR) no Programa Gestão em Foco, que adota os índices do IDESP como ponto de partida para a aplicação das suas etapas previstas e indica o diretor de escola como o principal responsável pelo programa na unidade escolar em que atua. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa para a pesquisa, que se iniciou com o levantamento bibliográfico sobre o Programa Gestão em Foco e MMR, por meio de buscas pesquisas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a fim de mapear as produções científicas relacionadas ao contexto educacional no qual o Programa Gestão em Foco e seu Método de Melhoria de Resultados estão inseridos. Posteriormente, realizamos a busca de documentos que regulamentam e orientam a implementação do Programa em questão, tendo como principais documentos os Guias para Implementação do Método de Melhoria de Resultados (MMR) da SEDUC-SP publicados em 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Para a investigação da percepção dos diretores realizamos entrevistas semiestruturadas com 10 diretores de escolas regulares da rede pública do estado de São Paulo, pertencentes a duas Diretorias de Ensino do interior paulista e atuantes no ano de 2019, ano marco de expansão do Programa Gestão em Foco e MMR. Na análise dos dados adotamos a metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e, como principais resultados, a pesquisa indicou que a percepção dos diretores a respeito da implantação do MMR, da avaliação e qualidade educacional frente ao método e de possíveis implicações na rotina de seu trabalho estão correlacionadas aos aspectos que caracterizam a contrariedade entre a gestão democrática e a gestão de resultados, a culpabilização e responsabilização dos profissionais da educação paulista e à qualidade gerencialista versus qualidade social da educação.pt
dc.description.abstractThe main objective of this research is to investigate the perception of principals of public schools in the state of São Paulo about the implementation of the Results Improvement Method (MMR) in the Management in Focus Program, which adopts the IDESP indices as a starting point for the application of its planned stages and indicates the school principal as the main person responsible for the program in the school unit in which it operates. To this end, a qualitative approach was adopted for the research, which began with a bibliographical survey on the Management in Focus Program and MMR, through research searches in the CAPES Theses and Dissertations Database, in order to map the scientific publications related to the educational context in which the Management in Focus Program and its Results Improvement Method are inserted. Subsequently, a search was carried out for documents that regulate and guide the implementation of the Program in question, having as main documents the Guides for the Implementation of the Results Improvement Method (MMR) of SEDUC-SP published in 2017, 2018, 2019 2020, 2021 and 2022. To investigate the directors' perception, semi-structured interviews were carried out with 10 directors of regular public schools in the state of São Paulo, belonging to two School Districts in the interior of São Paulo and active in 2019, the milestone year of expansion of the Management in Focus Program and MMR. To analyze the research data, the Content Analysis methodology proposed by Bardin (1977) was adopted and as main results, the research indicated that the principals’ perception regarding the implementation of the MMR; of the evaluation and educational quality in front of the method; and of possible implications in the routine of their work, are correlated to the aspects that characterize the contradiction between democratic management and results management, the blaming and accountability of the education professionals from São Paulo and total quality.en
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.lattes3433286686681695
dc.identifier.orcid000-0002-0233-9329
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/260067
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectGestão de resultadospt
dc.subjectMétodo de melhoria de resultadospt
dc.subjectAvaliação externapt
dc.subjectQualidade da educaçãopt
dc.subjectDiretor de escolapt
dc.subjectEducação e estadopt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectPolítica educacionalpt
dc.subjectQualidade educacionalpt
dc.subjectDiretores escolarespt
dc.subjectResults managementen
dc.subjectResults improvement methoden
dc.subjectExternal assessmenten
dc.subjectQuality of educationen
dc.subjectSchool directoren
dc.subjectEducational assessmenten
dc.subjectEducational policyen
dc.titleGestão de resultados na educação: as percepções de diretores sobre o Método de Melhoria de Resultados (MMR) da rede estadual paulistapt
dc.title.alternativeManagement of results in education: the perceptions of principals about the Results Improvement Method (MMR) of the São Paulo stateen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaPolíticas, gestão educacional e formação humanapt

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