Logotipo do repositório
 

Publicação:
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva

dc.contributor.advisorLeite, César Donizetti Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorAiascida, Tais Harume
dc.contributor.coadvisorOliveira, Luana Priscila de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-07-07T13:38:22Z
dc.date.available2023-07-07T13:38:22Z
dc.date.issued2023-06-05
dc.description.abstractEste trabalho estudou o impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de Pedagogia Afetiva e em como as emoções contagiaram as crianças. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre a relação professor- aluno e sua interferência no desenvolvimento das emoções. Fazendo uso da abordagem qualitativa baseada no aprofundamento da compreensão e a visão do teórico, a metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos sobre a vida e obras de Henri Wallon com ênfase em sua Teoria das emoções. Traz uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua função de valorizar a dimensão afetiva da criança no ambiente escolar. Diante da pesquisa é concluído que a parte cognitiva e a parte afetiva são interligadas, e as emoções impactam o desenvolvimento pleno da criança, a mesma precisa estar em um ambiente acolhedor e amável onde a relação professor-aluno é a base fundamental.pt
dc.description.abstractThis study examined the impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of Affective Pedagogy and how emotions affect children. The objective was to conduct a bibliographic analysis of the teacher-student relationship and its interference with emotional development. Using a qualitative approach, the methodology focused on bibliographic surveys of Henri Wallon's life and works, with an emphasis on his theory of emotions. The study includes a brief analysis of the National Common Curricular Base and its role in valuing the affective dimension of the child in the school environment. Based on the research, it is concluded that the cognitive and affective parts are interconnected, and emotions impact the full development of the child. The child needs to be in a warm and cozy environment where the teacher-student relationship is the fundamental basis.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244449
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHenri Wallonpt
dc.subjectRelação professor-alunopt
dc.subjectEmoçãopt
dc.subjectAfetividadept
dc.subjectTeacher-student relationshipen
dc.subjectEmotionen
dc.subjectAffectivityen
dc.titleO impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetivapt
dc.title.alternativeThe impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of affective pedagogyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
aiascida_th_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
338.44 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
aiascida_th_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
127.76 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: