Logotipo do repositório
 

Publicação:
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados

dc.contributor.advisorSarti, Flávia Medeiros [UNESP]
dc.contributor.authorSípoli, Emilyn Mayara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:05Z
dc.date.available2015-03-23T15:29:05Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractConsiderando a crescente preocupação, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores se voltarem para a importante etapa inicial do processo de aprender a ensinar, esta pesquisa focaliza o período de ingresso dos professores na carreira docente e o modo como os mesmos percebem a importância que tiveram os estágios supervisionados em sua formação. O pressuposto aqui estabelecido é de que os professores que ingressam na carreira docente mobilizam uma série de saberes elaborados no decorrer de sua formação, e que grande parte deles são construídos ao longo das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados. Os sujeitos participantes da pesquisa são licenciados em Pedagogia pelo Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro, formados entre os anos de 2006 a 2008, atualmente docentes da rede pública ou particular de ensino, compreendendo, portanto, a fase inicial de entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995), que corresponde aos três primeiros anos de docência. Foram realizados levantamentos bibliográficos e discussões teóricas sobre os principais eixos da pesquisa, que focam os estágios supervisionados (PIMENTA; LIMA, 2004), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000) e a entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995; MARCELO GARCÍA, 1998, 1999a, 1999b). A partir de entrevistas com os sujeitos, fora analisada a relação entre a importância dos estágios supervisionados e a entrada na carreira, como meio de responder à hipótese de que os saberes elaborados nos estágios supervisionados são uma base para a entrada na carreira, embora possam não ser suficientes para suprirem as necessidades vivenciadas no trabalho cotidiano em sala de aula.pt
dc.format.extent71 f.
dc.identifier.aleph000634615
dc.identifier.citationSÍPOLI, Emilyn Mayara. De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados. 2010. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
dc.identifier.filesipoli_em_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes7561935549573966
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121330
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectErudiçãopt
dc.subjectIniciação docentept
dc.subjectSaberes docentespt
dc.titleDe estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionadospt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7561935549573966
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sipoli_em_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
580.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format