Logotipo do repositório
 

Publicação:
Juventudes na escola: inter-relações, subjetividades, identidades e formação cidadã

dc.contributor.advisorTurra Neto, Nécio [UNESP]
dc.contributor.authorMoreti, Nicole Mieko Takada [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-11-30T11:55:05Z
dc.date.available2020-11-30T11:55:05Z
dc.date.issued2020-10-29
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é estudar o cotidiano dos jovens e sua participação na produção do espaço escolar. Busca compreender as relações de poder, posicionalidades, construção de subjetividades e identidades dos jovens nas suas relações consigo, com os outros e com a escola, tendo em vista a importância dessas experiências individuais e coletivas para a formação cidadã. Nesse contexto, é pertinente conhecer os jovens escolares, suas práticas espaciais e culturais, bem como seus projetos de futuro, como veem a escola e seus professores/as. Em particular, a pesquisa busca desvendar as inter-relações que ocorrem nesse espaço (e o espaço como produto destas inter-relações), as tensões, as apropriações e a relação que os jovens promovem na escola Dr. Pércio Gomes Gonzales, de Flórida Paulista. O espaço escolar é pensado para além da sua dimensão física, como um espaço produzido cotidianamente pela ação dos sujeitos em relação. Compreender os sujeitos envolvidos na conformação do espaço escolar e suas relações é importante para pensar uma proposta de ensino de Geografia, de modo a contribuir para que a experiência escolar se constitua no espaço de aprendizagem no qual os jovens alunos possam adquirir conhecimentos que os ajude a construir sua cidadania e a interpretar os significados das relações que estabelecem na escola e fora dela. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, articulando práticas metodológicas como observação participante, grupos de discussão e entrevistas, pois o foco são os sujeitos sociais e suas práticas espaciais, cujo acesso só pode ser realizado a partir de estratégias de observação e de escuta. Os resultados da pesquisa indicam que estamos diante de sujeitos muito mais complexos e plurais do que a instituição escolar normalmente percebe ou deseja reconhecer. Os resultados da pesquisa indicam que os jovens-alunos reivindicam uma escola dialógica e um ensino com sentido prático na vida real, que reconheça a multiplicidade de trajetórias, de experiências de mundo e de projetos de futuro.pt
dc.description.abstractThe objective of this work is to study the daily life of young people and their participation in the production of school space. It seeks to understand the power relations, positionalities, construction of subjectivities and identities of young people in their relations with themselves, with others and with the school, considering the importance of these individual and collective experiences for citizen formation. In this context, it is pertinent to know the young students, their spatial and cultural practices, as well as their future projects, as they see the school and its teachers. In particular, the research seeks to unravel the interrelationships that occur in this space (and the space as a product of these interrelationships), the tensions, the appropriations and the relationship that young people promote in the school Dr. Pércio Gomes Gonzales, from Florida Paulista. The school space is thought beyond its physical dimension, as a space produced daily by the action of the subjects in relation. To understand the subjects involved in the formation of the school space and its relations is important to think about a proposal of teaching of Geography, in order to contribute to the formation of the school experience in the learning space in which young students can acquire knowledge that helps them to build their citizenship and to interpret the meanings of the relationships they establish at school and beyond. A qualitative research was conducted, articulating methodological practices such as participant observation, discussion groups and interviews, as the focus is on social subjects and their spatial practices, access to which can only be achieved through observation and listening strategies. The results of the research indicate that we are facing much more complex and plural subjects than the school usually perceives or wishes to recognize. The results of the research indicate that young students claim a dialogic school and a teaching with practical sense in real life, which recognizes the multiplicity of trajectories, world experiences and future projects.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipId134581/2018-0
dc.identifier.capes33004129042P3
dc.identifier.lattes5614340558861039
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/194435
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEspaço escolarpt
dc.subjectFlórida Paulistapt
dc.subjectGeografia escolarpt
dc.subjectJuventudespt
dc.subjectSchool spaceen
dc.subjectSchool geographyen
dc.subjectYouthen
dc.titleJuventudes na escola: inter-relações, subjetividades, identidades e formação cidadãpt
dc.title.alternativeYouth at school: inter-relations, subjectivities, identities and citizen formationen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5614340558861039
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramGeografia - FCTpt
unesp.knowledgeAreaProdução do espaço geográficopt
unesp.researchAreaProdução do Espaço Urbanopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
moreti_nmt_me_prud.pdf
Tamanho:
3.85 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: