Publication: Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação
dc.contributor.author | Terra, Adriana Kulaif [UNESP] | |
dc.contributor.author | Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:08:17Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:08:17Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: A educação ambiental tem como um de seus objetivos garantir que o ser humano compreenda a natureza do ambiente em que está inserido, bem como provocar reflexões e reconstrução de valores no que diz respeito ao relacionamento do homem com a natureza. Sendo assim, são necessárias atividades que comecem a despertar nas crianças tais reflexões. O trabalho em andamento, um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade, através da pesquisa-ação-participativa é desenvolvido em áreas naturais conservadas. Objetivos: Realizar atividades de sensibilização e percepção ambiental com crianças incluindo conhecimentos significativos sobre o ambiente natural e ações ambientais significativas; refletir sobre a importância de atividades de percepção e sensibilização do ambiente natural; criar oportunidades de construção de conhecimentos pelo trabalho de percepção e sensibilização ambiental sobre os seres vivos bem como a relação destes com o homem e com o ambiente em que os sujeitos estão inseridos. Métodos: O trabalho tem como base metodológica a pesquisa-ação-participativa, que dá ênfase ao aspecto de participação das crianças como parceiros das ações educativas ambientais desenvolvidas. Serão realizadas oito visitas a diferentes áreas naturais conservadas da região de Botucatu com crianças em idade de 6 a 11 anos, residentes no bairro da Cohab, e convidadas a formar um grupo de ação-ambiental que se reúne na Associação de Moradores em Botucatu. As visitas às áreas naturais são organizadas coletivamente pela técnica do planejamento participativo, que inclui preparação, desenvolvimento e avaliação das atividades. È importante destacar que os alunos têm participação durante todo processo de tomada de decisões. Para a realização dessas atividades buscou-se as diretrizes presentes na técnica de “aula-passeio”, da Pedagogia Freinet, assim como da técnica de elaboração coletiva de um livro de histórias como forma de registrar as experiências de sensibilização, conhecimento e ação nos ambientes naturais visitados. Resultados: Por tratar-se de um Projeto em andamento, temos, até o momento, resultados parciais e resultados esperados. Dentre os resultados parciais destaca-se duas visitas já realizadas no Jardim Botânico de Botucatu. As atividades de sensibilização ambiental foram e continuarão a ser acompanhadas de atividades de apropriação, por descoberta, de conhecimentos sobre processos ecológicos ali presentes, bem como brincadeiras que dão ênfase à percepção do ambiente pela criança. Espera-se, como resultado final, contribuir para a formação de sujeitos ambiental e socialmente responsáveis, que vivenciem experiências de tomada de decisões sobre o ambiente em que vivem. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e9.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148296 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |