Logotipo do repositório
 

Publicação:
ABORDAGEM TERMINOLÓGICO-DISCURSIVA: PELO RESGATE DA TERMINOLOGIA E DA TERMINOGRAFIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO CONTEXTO BRASILEIRO

dc.contributor.authorNadin, Odair Luiz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2022-10-10T13:56:04Z
dc.date.available2022-10-10T13:56:04Z
dc.date.issued2022-06-17
dc.description.abstractThe aim of this text is to present some reflections on a proposal for an approach to Language Teaching and Learning for Specific Purposes, in order to rescue the relevant role of Terminology and Terminography for the learner of this type of teaching. The terminology has as its initial point the 1930s of the 20th century, especially from the doctoral thesis of the Austrian engineer Eugen Wüster. The Teaching of Languages for Specific Purposes, in turn, emerged three decades later together with the Communicative Approach and is established itself in the second half of the 20th century in the movement called English for Specific Purpose. In this first phase, the relationship between the two areas was quite explicit, because this teaching modality was centered on the lexical and grammatical record specific to the learner’s area. Through a literature review, such as Cabré (1999, 1993), Barros (2004), Gómez de Enterría (2009), Hutchison and Waters (1987); Aguirre Beltrán (2012), Ramos (2019), Dolz; Noverraz and Schneuwly (2004), we present a proposal, called “Terminological-Discursive Approach (ATD)”, of interdisciplinary character, which starts from the analysis of the learner profile, with needs and uses of the language in specific contexts, in which textual genres that are also specific circulate. Thus, we present some principles of ATD based on concepts such as “use of languages in specialized contexts”; “specialized textual genres” and “communicative-specialized competence”. In this way, we hope to contribute to the “revival” of Terminology and Terminography as sciences that can contribute productively to the Teaching and Learning of Languages for Specific Purposes (EALFE).en
dc.description.abstractO objetivo do presente texto é apresentar algumas reflexões sobre uma proposta de abordagem para o Ensino e a Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos, a fim de resgatar o relevante papel da Terminologia e da Terminografia para o aprendiz dessa modalidade de ensino. A Terminologia tem como marco inicial os anos 30 do século XX, sobretudo a partir da tese de doutoramento do engenheiro austríaco Eugen Wüster. O Ensino de Línguas para Fins Específicos, por sua vez, surge três décadas depois juntamente da Abordagem Comunicativa e se firma na segunda metade do século XX no movimento denominado English for Specific Purpose. Nessa primeira fase, a relação entre as duas áreas era bastante explícita, pois essa modalidade de ensino centrava-se no registro léxico e gramatical próprios da área do aprendiz. Apresentamos breve revisão bibliográfica, a exemplo de Cabré (1999, 1993), Barros (2004), Gómez de Enterría (2009), Hutchison e Waters (1987); Aguirre Beltrán (2012), Ramos (2019), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), SWALES, (2009), a proposta que ora apresentamos, denominada “Abordagem Terminológico-Discursiva (ATD)”, que possui caráter interdisciplinar, e parte da análise do perfil de dado aprendiz, com necessidades e usos da língua em contextos específicos, nos quais circulam gêneros textuais também específicos. Assim, trazemos alguns princípios da ATD alicerçados em conceitos como “uso das línguas em contextos especializados”; “gêneros textuais especializados” e “competência comunicativo-especializada”. Desse modo, esperamos contribuir para o reavivamento da Terminologia e da Terminografia como ciências que podem contribuir de forma produtiva ao Ensino e à Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos (EALFE).pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara
dc.format.extent97-108
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0103181311732711120220113
dc.identifier.citationTrabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), v. 61, n. 1, p. 97-108, 2022.
dc.identifier.doi10.1590/0103181311732711120220113
dc.identifier.fileS0103-18132022000100097.pdf
dc.identifier.issn2175-764X
dc.identifier.scieloS0103-18132022000100097
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236887
dc.language.isopor
dc.publisherUNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.relation.ispartofTrabalhos em Linguística Aplicada
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectterminologyen
dc.subjectterminographyen
dc.subjectuse of languages in specialized contextsen
dc.subjectspecialized textual genresen
dc.subjectcommunicativespecialized competenceen
dc.subjectlanguage teaching and learning for specific purposesen
dc.subjectterminologiapt
dc.subjectterminografiapt
dc.subjectuso das línguas em contextos especializadospt
dc.subjectgêneros textuais especializadospt
dc.subjectcompetência comunicativo-especializadapt
dc.subjectensino e aprendizagem de línguas para fins específicospt
dc.titleABORDAGEM TERMINOLÓGICO-DISCURSIVA: PELO RESGATE DA TERMINOLOGIA E DA TERMINOGRAFIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO CONTEXTO BRASILEIROpt
dc.title.alternativeTERMINOLOGICAL-DISCURSIVE APPROACH: FOR THE RESCUE OF TERMINOLOGY AND TERMINOGRAPHY IN THE TEACHING AND LEARNING OF LANGUAGES FOR SPECIFIC PURPOSES IN THE BRAZILIAN CONTEXTen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-4655-0724[1]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-18132022000100097.pdf
Tamanho:
449.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções