Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Os impactos do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos conhecimentos relacionados à Biodiversidade na educação básica.

dc.contributor.advisorToyama, Marcos Hikari [UNESP]
dc.contributor.authorFernandes, Pedro Henrique da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionInstituto de Biociências - Campus do Litoral Paulista IB-CLP UNESPpt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-10-31T00:17:22Z
dc.date.issued2025-10-24
dc.description.abstractEste trabalho discute os impactos do Novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos no ensino da biodiversidade na educação básica. A pesquisa analisa de que forma as mudanças curriculares recentes influenciam a abordagem de conteúdos científicos e ambientais, refletindo nas práticas pedagógicas e na formação crítica dos estudantes. A investigação considera as transformações estruturais do currículo, os desafios na implementação das novas diretrizes e a relação entre educação científica, sustentabilidade e cidadania. Também busca compreender como a flexibilização curricular afeta a aprendizagem em Ciências da Natureza, especialmente diante da necessidade de preparar os alunos para os desafios acadêmicos e sociais contemporâneos. O estudo aponta que, embora o Novo Ensino Médio traga propostas inovadoras de organização curricular, sua efetividade depende de fatores como a formação docente, a infraestrutura escolar e o acesso equitativo às oportunidades educacionais. A abordagem da biodiversidade, nesse contexto, assume papel central para o desenvolvimento de competências científicas e ambientais que favoreçam a construção de uma consciência crítica e sustentável. Dessa forma, a tese contribui para a reflexão sobre políticas educacionais, práticas pedagógicas e estratégias que visem o fortalecimento do ensino de Ciências na escola pública.pt
dc.description.abstractThis study discusses the impacts of the New High School curriculum reform and the Educational Pathways on biodiversity teaching in basic education. It analyzes how recent curricular changes influence the approach to scientific and environmental content, reflecting on pedagogical practices and the critical formation of students. The research considers the structural transformations of the curriculum, the challenges in implementing the new guidelines, and the relationship between scientific education, sustainability, and citizenship. It also seeks to understand how curricular flexibility affects learning in Natural Sciences, especially given the need to prepare students for contemporary academic and social challenges. The study indicates that, although the New High School presents innovative proposals for curricular organization, its effectiveness depends on factors such as teacher training, school infrastructure, and equitable access to educational opportunities. The teaching of biodiversity, in this context, assumes a central role in the development of scientific and environmental competencies that foster the construction of critical and sustainable awareness. Thus, this thesis contributes to the reflection on educational policies, pedagogical practices, and strategies aimed at strengthening Science teaching in public schools.en
dc.identifier.capes33004161001P7
dc.identifier.citationFERNANDES, Pedro Henrique da Silva. Os impactos do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos conhecimentos relacionados à Biodiversidade na educação básica. Tese (Doutorado em Ciências) - Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista, Universidade Estadual Paulista, São Vicente, 2025.
dc.identifier.lattes9989187554786206
dc.identifier.orcid0000-0001-5688-7470
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/314752
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectBiodiversidade Conservaçãopt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectCurrículospt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.titleOs impactos do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos conhecimentos relacionados à Biodiversidade na educação básica.pt
dc.title.alternativeThe impacts of the new high school curriculum and the formative pathways on knowledge related to Biodiversity in basic education.en
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication4d50fdf6-e7c6-4351-ac0f-e1a8bf28a36b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4d50fdf6-e7c6-4351-ac0f-e1a8bf28a36b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, São Vicentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramBiodiversidade De Ambientes Costeiros - IBCLPpt
unesp.knowledgeAreaBiodiversidadept
unesp.researchAreaBioprospecção e Biotecnologiapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fernandes_phs_dr_svicpdf
Tamanho:
16.91 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: