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Os impactos do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos conhecimentos relacionados à Biodiversidade na educação básica.

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Orientador

Toyama, Marcos Hikari

Coorientador

Pós-graduação

Biodiversidade De Ambientes Costeiros - IBCLP

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho discute os impactos do Novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos no ensino da biodiversidade na educação básica. A pesquisa analisa de que forma as mudanças curriculares recentes influenciam a abordagem de conteúdos científicos e ambientais, refletindo nas práticas pedagógicas e na formação crítica dos estudantes. A investigação considera as transformações estruturais do currículo, os desafios na implementação das novas diretrizes e a relação entre educação científica, sustentabilidade e cidadania. Também busca compreender como a flexibilização curricular afeta a aprendizagem em Ciências da Natureza, especialmente diante da necessidade de preparar os alunos para os desafios acadêmicos e sociais contemporâneos. O estudo aponta que, embora o Novo Ensino Médio traga propostas inovadoras de organização curricular, sua efetividade depende de fatores como a formação docente, a infraestrutura escolar e o acesso equitativo às oportunidades educacionais. A abordagem da biodiversidade, nesse contexto, assume papel central para o desenvolvimento de competências científicas e ambientais que favoreçam a construção de uma consciência crítica e sustentável. Dessa forma, a tese contribui para a reflexão sobre políticas educacionais, práticas pedagógicas e estratégias que visem o fortalecimento do ensino de Ciências na escola pública.

Resumo (inglês)

This study discusses the impacts of the New High School curriculum reform and the Educational Pathways on biodiversity teaching in basic education. It analyzes how recent curricular changes influence the approach to scientific and environmental content, reflecting on pedagogical practices and the critical formation of students. The research considers the structural transformations of the curriculum, the challenges in implementing the new guidelines, and the relationship between scientific education, sustainability, and citizenship. It also seeks to understand how curricular flexibility affects learning in Natural Sciences, especially given the need to prepare students for contemporary academic and social challenges. The study indicates that, although the New High School presents innovative proposals for curricular organization, its effectiveness depends on factors such as teacher training, school infrastructure, and equitable access to educational opportunities. The teaching of biodiversity, in this context, assumes a central role in the development of scientific and environmental competencies that foster the construction of critical and sustainable awareness. Thus, this thesis contributes to the reflection on educational policies, pedagogical practices, and strategies aimed at strengthening Science teaching in public schools.

Descrição

Palavras-chave

Biodiversidade Conservação, Educação ambiental, Educação, Ensino médio, Currículos, Sustentabilidade

Idioma

Português

Citação

FERNANDES, Pedro Henrique da Silva. Os impactos do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos conhecimentos relacionados à Biodiversidade na educação básica. Tese (Doutorado em Ciências) - Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista, Universidade Estadual Paulista, São Vicente, 2025.

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