Os impactos do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos conhecimentos relacionados à Biodiversidade na educação básica.
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Data
Orientador
Toyama, Marcos Hikari 

Coorientador
Pós-graduação
Biodiversidade De Ambientes Costeiros - IBCLP
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho discute os impactos do Novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos no ensino da biodiversidade na educação básica. A pesquisa analisa de que forma as mudanças
curriculares recentes influenciam a abordagem de conteúdos científicos e ambientais, refletindo nas práticas pedagógicas e na formação crítica dos estudantes. A investigação
considera as transformações estruturais do currículo, os desafios na implementação das novas diretrizes e a relação entre educação científica, sustentabilidade e cidadania. Também busca
compreender como a flexibilização curricular afeta a aprendizagem em Ciências da Natureza, especialmente diante da necessidade de preparar os alunos para os desafios acadêmicos e
sociais contemporâneos. O estudo aponta que, embora o Novo Ensino Médio traga propostas inovadoras de organização curricular, sua efetividade depende de fatores como a formação
docente, a infraestrutura escolar e o acesso equitativo às oportunidades educacionais. A abordagem da biodiversidade, nesse contexto, assume papel central para o desenvolvimento
de competências científicas e ambientais que favoreçam a construção de uma consciência crítica e sustentável. Dessa forma, a tese contribui para a reflexão sobre políticas educacionais,
práticas pedagógicas e estratégias que visem o fortalecimento do ensino de Ciências na escola pública.
Resumo (inglês)
This study discusses the impacts of the New High School curriculum reform and the Educational Pathways on biodiversity teaching in basic education. It analyzes how recent curricular changes influence the approach to scientific and environmental content, reflecting on pedagogical practices and the critical formation of students. The research considers the structural transformations of the curriculum, the challenges in implementing the new guidelines, and the relationship between scientific education, sustainability, and citizenship. It also seeks to understand how curricular flexibility affects learning in Natural Sciences, especially given the need to prepare students for contemporary academic and social challenges. The study indicates that, although the New High School presents innovative proposals for curricular organization, its effectiveness depends on factors such as teacher training, school infrastructure, and equitable access to educational opportunities. The teaching of biodiversity, in this context, assumes a central role in the development of scientific and environmental competencies that foster the construction of critical and sustainable awareness. Thus, this thesis contributes to the reflection on educational policies, pedagogical practices, and strategies aimed at strengthening Science teaching in public schools.
Descrição
Palavras-chave
Biodiversidade Conservação, Educação ambiental, Educação, Ensino médio, Currículos, Sustentabilidade
Idioma
Português
Citação
FERNANDES, Pedro Henrique da Silva. Os impactos do novo ensino médio e dos itinerários formativos nos conhecimentos relacionados à Biodiversidade na educação básica. Tese (Doutorado em Ciências) - Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista, Universidade Estadual Paulista, São Vicente, 2025.

